O estudo do indivíduo inserido em um determinado grupo e como sua atuação está relacionada aos costumes daquele mesmo grupo. No caso do educador, o aluno é analisado no contexto em sala, e, em um contexto antropológico o indivíduo é visto a partir de seu grupo, Ex: Aldeias, civilizações antigas etc.
O iluminismo elevou a antropologia a fundamento de todos os saberes, deslocando a teologia que at ent o realizava esse papel. A antropologia das "Luzes" express o de uma cren a profunda na inteligibilidade racional do dom nio humano. ... O iluminismo, em geral, considera o homem apenas em sua exist ncia f sica.
A consagração definitiva da Antropologia como ciência vai se dar somente depois dos estudos de Darwin, o qual propôs a teoria da evolução. No século XX a Antropologia conhece um grande progresso, fruto das descobertas sobre o ser humano e as constantes pesquisas de campo realizadas com bastante rigor científico.
A antropologia considera a cultura e a biologia humanas, em todo tempo e lugar, inextricavelmente entrelaçadas, uma influenciando a outra de modo relevante.
Só no século XVIII, a Antropologia adquire a categoria de ciência, partindo das classificações de Carlos Lineu e tendo como objeto a análise das "raças humanas". O legado desta época foram os textos que descreviam as terras (a fauna, a flora, a topografia) e os povos "descobertos" (hábitos e crenças).
Revolução Francesa: um dos principais acontecimentos históricos do século XVIII. - 1701 a 1704: Guerra da Sucessão Espanhola. - 1703: Tratado de Methuen ("Panos e Vinhos"), entre Portugal e Inglaterra. - 1707 a 1709: Guerra dos Emboabas no Brasil.
Podemos citar a Revolução Industrial como principal pilar para a sociologia existir, pois, a partir dela que ocorreram mudanças sociais, econômicas e políticas. ... Assim, criaram uma ciência que estudasse essas mudanças na vida cotidiana, a Sociologia.