Para obter seus benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de biomassa por dia, que pode ser feita em casa ou comprada pronta em supermercados e lojas de produtos naturais.
A biomassa é rica em vitaminas A e do complexo B e minerais como: potássio, fosforo, cálcio, magnésio, ferro, manganês e zinco. Ela é um antioxidante que tem ação anti-inflamatória e melhora a imunidade.
A biomassa, uma espécie de purê obtido a partir da banana verde, possui baixo índice glicêmico, dá saciedade e pode fazer parte do preparo de vários pratos. Conheça mais sobre ela e perca até 4 kg em 15 dias.
A biomassa de banana verde também é fonte de inúmeras vitaminas, entre elas as do complexo B, que dão energia. Como não tem gosto, ela pode substituir leite condensado, creme de leite, leite e maionese para dar liga às receitas.
banana verde
A biomassa de banana verde é um ingrediente culinário feito a partir da polpa da banana quando ainda está verde. É uma importante fonte de amido resistente, um carboidrato que proporciona benefícios para a saúde, como ação prebiótica, prevenção de diabetes e doenças cardíacas.
tantas são as opções para incluir biomassa de banana verde no preparo. Ela pode ser feita a partir de diversos tipos de banana – nanica, prata ou maçã. Vale lembrar que a banana é conhecida por ser rica em vitaminas A, B1, B2, fósforo, magnésio e potássio, além de ser antioxidante.
Como fazer,,,
Lave bem as bananas e coloque-as ainda com casca numa panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas. Leve ao fogo para ferver por cerca de 20 minutos, até que as bananas fiquem bem macias, retire suas cascas e depois bata toda a sua polpa no liquidificador até formar uma mistura homogênea.
Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca. 4. Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse, etc.
Modo de preparo
Use papel manteiga (fazendo pacotinhos) ou forminha de gelo de silicone. Detalhe: se a polpa está congelada, na hora de usá-la é necessário o descongelamento da mesma. Se for para engrossar um caldo (eu sempre uso a biomassa no meu caldo de abóbora), é só adicioná-la congelada à preparação.
A farinha de banana verde pode ser facilmente feita em casa, sendo apenas necessário 6 bananas verdes. Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la. Deixar até as rodelas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão.
Farinha de Banana Verde (com Laudo Técnico)
A farinha de banana verde é feita justamente com a fruta que ainda não amadureceu. Mas comer uma fruta verde não faz mal?...Principais nutrientes da farinha de banana verde.
A diferença entre a biomassa de banana verde e a farinha está na concentração de fibras. Enquanto muitas das fibras se perdem no processo de cozimento em pressão que gera a biomassa, a forma que permite se obter a farinha consegue preservar boa quantidade, fazendo com que até 60% do alimento seja somente fibras.
Na culinária, a farinha de linhaça é um ingrediente nutritivo de várias receitas de doces e salgados. A farinha de linhaça pode ser adicionada à vitaminas, mingaus, sopas, panquecas, massas, pães, bolos, tortas, pizzas, biscoitos e aos muffins. Além disso, esse ingrediente é um ótimo substituto de ovo.
Se essa fruta não amadurecer a frutose não estará lá, permitindo que esse alimento possa ser consumido na Dieta Low Carb. Outra opção que você pode utilizar é a biomassa de banana verde. Você pode também pegar a banana verde e fazer um chips, um bolo com a farinha de banana verde, pode engrossar uma sopa, etc.
Benefícios Um dos principais benefícios da banana verde cozida, em forma de biomassa, é a prevenção da Diabetes Tipo 2 – também conhecida como insulinodependente – e corresponde a 90% dos casos.
A banana pode ser consumida, porém com cuidados quanto à quantidade. As bananas prata, ouro e maçã são as que têm menos açúcar em sua composição. É importante ressaltar que quanto mais madura a banana, maior seu índice glicêmico. Portanto, pacientes diabéticos devem consumir a banana mais verde ou metade da fruta.
Quanto mais madura, maior o índice glicêmico. Isto porque o amido (carboidrato complexo) presente na banana vai sendo transformado em açúcar conforme o fruto vai amadurecendo. A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.
Farinha de arroz
O índice glicêmico (IG) corresponde à capacidade que um alimento com carboidrato tem de aumentar a glicemia, ou seja, de aumentar a quantidade de açúcar no sangue....Tabela de índice glicêmico.