A palavra lírico vem do latim "lyrĭcus" e este do grego "λυρικός". Lírico é sinônimo de romântico e de sentimental. Na antiguidade, lírico referia-se a uma composição poética feita para ser cantada com acompanhamento da lira.
O lirismo comedido se refere ao eu lírico de autores que não retratavam a realidade.
Língua literária é o registro de uma determinada linguagem utilizado na escrita literária. ... A diferença entre as formas literária e não-literária (linguagem coloquial) é mais acentuada em alguns idiomas que em outros; quando existe uma divergência muito grande, diz-se que o idioma apresenta diglossia.
Por sua vez, idioma é um termo referente à língua usado para identificar uma nação em relação às demais e está relacionado à existência de um estado político. Por isso, espanhol é um idioma, mas o basco, não, e o português é uma língua e um idioma. Ou seja, o idioma sempre está vinculado à língua oficial de um país.
língua de um povo ou de uma nação, considerada nas suas características próprias (léxico, regras gramaticais, fonética, etc.)
A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto. A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
A Literatura deve ser compreendida como arte e, como tal, não possui compromisso com a objetividade e com a transparência na emissão de ideias. A linguagem literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas.
A linguagem comum é aquela linguagem a qual usamos no cotidiano, com isso, tal linguagem não apresenta tanta formalidade. Assim sendo, pode - se ter variâncias linguísticas entre regiões o que ocasiona ao engradecimento e enriquecimento de uma linguagem.
A linguagem comum é a que utilizamos no nosso dia a dia, ou seja, é também chamada de linguagem coloquial. Nessa forma de falar, as pessoas não se preocupam com as regras gramaticais, mas sim em transmitir a mensagem.
A linguagem cuidada é usada em discursos de parlamentares, conferências científicas, sermões. É caracterizado por ser um discurso mais selecionado, composto por uma gramática mais complexa. ... é a linguagem que usamos normalmente.