Não se deixe enganar pela ideia de “é só uma linda e inofensiva plantinha”. Algumas dessas plantas podem te matar, então mantenha distância....As 9 plantas mais perigosas do mundo
Existem várias outras plantas que podem provocar acidentes graves. Como exemplos, podemos citar ainda o pinhão-roxo, a mandioca-brava, o jasmim-de-caiena, o chapéu-de-napoleão, a espirradeira e a urtiga.
16 plantas venenosas mais comuns no Brasil
→ Espirradeira (Nerium oleander) Ela possui componentes conhecidos como glicosídeos cardiotóxicos que causam intoxicação. Essa intoxicação envolve problemas neurológicos, tais como dor de cabeça, tontura e confusão mental, e até mesmo cardíacos, como arritmias e bradicardias.
Nerium oleander
Se você presenciar uma situação de intoxicação, precisa buscar ajuda médica. Nada de leite, líquido, não provoque o vômito. Guarde a planta e leve ao hospital. Você também pode ligar para o SINITOX, um serviço 24h, público, que dá instruções de como proceder em caso de intoxicação:
Você já ouviu falar da planta Urtiga? É uma espécie de folhagem que causa queimaduras a quem ouse encostar-se em suas folhas.
Urtigão (Urera baccifera) pertence à família Urticaceae, é conhecida popularmente como urtiga-vermelha e pode medir até seis metros. É planta que necessita de total exposição solar para se desenvolver. Possui folhas grandes com cerca de 20 centímetros de comprimento e 14 de largura.
Urtica é um género com 30 a 45 espécies de plantas com flor na família Urticaceae, com distribuição cosmopolita sobretudo nas regiões temperadas, vulgarmente chamadas urtigas ou ortigas. São geralmente plantas herbáceas perenes, mas algumas são anuais e algumas são arbustos.
Malva é um género de plantas herbáceas da família Malvaceae que inclui aproximadamente 30 espécies.
Urtica
A seiva abundante na planta serve para destruir verrugas e para a limpeza de ulcerações, pois é cáustica e corrosiva, as folhas esmagadas também servem para esse fim. A shrub of the family Euphorbiaceae, of the species Jatropha urens Muell.
Cansanção é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. ... Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.
Uso medicinal Sua raiz é utilizada em beberagens para gripe e suas folha como anti-toxicante. Entre os Quiriris o leite de cansanção é também aplicado sobre a cárie (com algodão na cavidade do dente).
Com várias propriedades medicinais, o ginseng serve para melhorar a concentração, reduzir o estresse, diminuir o cansaço físico e mental e até melhorar o desempenho sexual. Além disso, ele é estimulante e auxilia no tratamento de problemas circulatórios.
Afinal, qual ginseng é o melhor? Apesar de todos possuírem o mesmo nome, a maioria dos estudos é com o ginseng coreano, considerado o clássico e original da família panax.
A dose recomendada é de um comprimido ao dia ou a critério médico. A dose máxima diária não deverá ultrapassar 2 comprimidos. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O município de Querência do Norte, no Noroeste do Paraná, é o reduto do ginseng brasileiro.
R$ 45
Ginseng orgânico é uma planta herbácea medicinal, de nome científico Panax ginseng L., em que Panax vem do grego e significa “cura tudo”. Originária da China, Coreia, Japão e Rússia, em regiões montanhosas e de clima frio, tem flores roseadas, frutos pequenos e vermelhos e raízes grossas amareladas.
A Pfaffia paniculata é uma planta que tem apresentado uma grande atividade no combate a células cancerígenas em estudos realizados na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP com animais e in vitro.
A associação de Maca e Ginseng fornece benefícios para o aumento da potência, energia, disposição e vigor físico. A Maca Peruana é muito conhecida como erva afrodisíaca, usada para aumentar a libido, o vigor e desejo sexual. Tanto homens como mulheres podem utilizar a maca.
H. tomentosa é usada para ácido úrico, como afrodisíaca, em debilidades nervosas, como depurativa, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, tônica, fortalecimento muscular e eczemas na pele (Pott & Pott, 1994; Guarim Neto, 1996).
A ingestão de Ginkgo biloba deve ser feita pela manhã, no meio do dia e à noite (nos casos em que a posologia é de 8 (oito) em 8 (oito) horas), ou pela manhã e à noite (nos casos em que a posologia é de 12 (doze) em 12 (doze) horas). Ginkgo biloba pode ser administrado junto às refeições.
A ingestão de Ginkgo biloba deve ser feita pela manhã, no meio do dia e à noite (nos casos em que a posologia é de 8 (oito) em 8 (oito) horas), ou pela manhã e à noite (nos casos em que a posologia é de 12 (doze) em 12 (doze) horas). Ginkgo biloba pode ser administrado junto às refeições.
Ginko biloba pode causar danos aos rins e convulsões O uso indiscriminado do fitoterápico ginko biloba, indicado para melhorar a memória e o desempenho cognitivo em idosos, pode causar efeitos colaterais sérios, danos hepáticos, pedras na vesícula, além de sangramentos e convulsões.
Ginkgo Vital, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é indicado para vertigens e zumbidos (tinidos) resultantes de distúrbios circulatórios, distúrbios circulatórios periféricos (cãimbras) e insuficiência vascular cerebral (Mills & Bones, 2000; 2005).