Embora a maior parte do corpo dos peixes é processada para consumo humano, os resíduos gerados no beneficiamento do peixe (cabeça, vísceras, nadadeira, cauda, coluna vertebral, barbatana, escamas e restos de carne) podem representar 50% da matéria-prima utilizada, variando conforme as espécies e o processamento (Feltes ...
A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.
Essa matéria-prima é a chamada carne mecanicamente separada (CMS), ou ainda, carne mecanicamente recuperada (CMR) que, de uma forma bastante objetiva, é toda a carne separada dos ossos por meio de processo mecânico com auxílio de máquinas apropriadas.
Como é feita a salsicha?
Ingredientes para fazer salsicha
O Brasil usa urucum na salsicha porque, aqui, ela só vende se for colorida. Mas a lei proíbe urucum na parte interna – que poderia mascarar uma possível falta de carne. Parece piada, mas esse corante é extraído da fêmea do Dactylopius coccus, um inseto que não mede mais de 5 milímetros.
-Adicione a água quente na salsicha para remover o corante que a mesma tem ou então, ferva aproximadamente cinco minutos a salsicha na água. -Após eliminar o corante da salsicha, coloque-as na panela juntamente com a cebola.
Ele aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas como pressão arterial alta, retenção de água, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão às artérias –, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Benefícios da salsicha de carne pura
— O consumo de alimentos embutidos aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o colorretal. Isso porque eles são feitos com substâncias químicas, como nitritos e nitratos de sódio. Eles evitam a formação de bactérias nos alimentos para fazer com que durem mais.
A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.
Deixe-a ferver por 5 minutos e rapidamente escorra a água, caso contrário a salsicha irá comerçar a partir. Não deixe ferver por muito tempo, pois ela pode absorver água e perder o sabor original.
Não ultrapasse o tempo máximo de cozimento Essas devem ser cozidas em água quente por no máximo 10 minutos. Já as salsichas vendidas em pacotes fechados, o ideal mesmo é apenas 5 minutinhos porque não entram em contato com as mãos. Outra coisa: não ultrapasse esse tempo máximo!
Lave as salsichas com água e vinagre ou água morna (evite água fervente para não inchar as salsichas). Separe meio copo de requeijão e acrescente o catshup aos poucos até ficar um creme rosado e acrescente o queijo ralado (não precisa colocar todo o pacote).
A melhor forma de cozinhar salsichas é ainda a tradicional: Coloque água em uma panela, suficiente para cobrir as salsichas. Coloque as salsichas na água e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, troque a água e coloque para ferver novamente. Pronto!
Para conservar por mais tempo as salsichas que você comprou, nunca deixe-as guardadas na geladeira na mesma embalagem e principalmente com o recipiente descartável aberto. O ideal é cozinhar todas elas e manter em um vasilhame com a tampa bem fechada na geladeira. Assim elas ficarão conservadas por mais dias.
Não, não é necessário tirar a pele de todas as salsichas. Só da Weißwurst! Combina muito com Brezen (um pão bem gostoso com sal por cima).
1º Salsicha Viena: é a salsicha mais "pura", feita com pedaços de carne bovina e/ou suína e gorduras, sem nenhuma adição de carne mecanicamente processada. 2º Salsicha Frankfurt: assim como as Salsichas Viena, também são feitas somente com carne de boi e/ou porco e gorduras, sem carne mecanicamente processada.
Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. ... “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena.
O carro-chefe é sem dúvida, a salsicha Viena defumada (Geräucherte Wiener Würstchen), preparada com coxão duro bovino de pernil suíno em tripa de ovino, que estala na boca na primeira dentada.
Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha.
A Viena é a mais pura, pois não leva carne mecanicamente separada. O mesmo vale para a Frankfurt, que difere da Viena por ter um tempero mais intenso e bacon na sua composição.
Produzida pela Frios Huber, em São Bernardo do Campo, essa salsicha viena (Geräucherte Wiener Würstchen) era considerada a melhor existente no mercado e em qualidade, era comparável aos produtos artesanais da Alemanha.
Quantidade recomendada. De acordo com a OMS, o consumo de 50g de carne processada por dia aumenta o risco de desenvolver câncer, especialmente o câncer colorretal. Essa quantidade equivale a cerca de 2 fatias de bacon, 2 fatias de presunto ou 1 salsicha por dia, por exemplo.