A Reforma Trabalhista revogou o § 1.º do artigo 477 da CLT que determinava a obrigatoriedade de assistência e homologação da rescisão do contrato de trabalho, pelo sindicato respectivo, para empregados com mais de 1 ano de serviço. Agora não há mais essa obrigação do sindicato revisar a rescisão dos trabalhadores.
Os sindicatos, atuam diretamente na proteção por interesses econômicos, políticos e até mesmo sociais de seus associados. Deste modo, os sindicatos dos trabalhadores, são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
Veja o que o sindicato pode fazer por você em relação a segurança do trabalho:
Os sindicatos se financiam em grande parte com a chamada contribuição sindical (ou imposto sindical). Criada na década de 1940, ela consiste em uma contribuição obrigatória a todos os empregados sindicalizados e também aos que não são associados, já que estes também fazem parte de uma categoria profissional.
Resposta. a importância dos sindicato na vida dos dos trabalhadores e a seguinte : melhores salários, melhores condições de trabalho que permitem ao trabalhador e a sua família viver com dignidade. O sindicato procura defender e garantir os direitos legais dos trabalhadores.
Caso o profissional não o receba, a segunda via pode ser emitida no site do Coren-DF, por meio do link SERVIÇOS ONLINE. O profissional também pode comparecer à sede do conselho para emitir o documento pessoalmente, basta AGENDAR UM ATENDIMENTO. ATENÇÃO! A anuidade é responsabilidade do profissional.