Segundo os pesquisadores da temática religiosa, as idéias do calvinismo foram de suma importância para que o sistema capitalista se desenvolvesse. A idéia de trabalho árduo e acúmulo de capitais, rechaçados por essa nova denominação, impulsionaram o desenvolvimento dos negócios e dos novos empreendimentos comerciais.
As principais ideias de Calvino eram a Doutrina da Predestinação e a fé e fidelidade ao criador como elemento fundamental para a salvação, de modo que por Predestinação tem-se a onisciência divina.
27 de maio de 1564
Lutero e calvino foram pensadores que formaram a base do protestantismo. Eles eram contra os abusos da igreja como a venda de indulgências . A principal diferença entre Calvinismo e luteranismo esta no fato de calvino defender a ideia de predestinacao. ... Lutero, por outro lado, defendia o livre árbitrio.
Lutero possuía inúmeras críticas à forma como os membros da Igreja portavam-se, e a questão das indulgências é apenas uma delas. ... Por isso, Lutero redigiu um documento com uma série de comentários acerca das práticas da Igreja. Esse documento ficou conhecido como “95 teses” e deu início à Reforma Protestante.
As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, suas criticas eram venda de cargos eclesiásticos, comércio de artigos religiosos (relíquias), de indulgências (venda do perdão dos pecados) e comportamento inadequado ao clero (vida luxuosa e mundana que se ...
As principais críticas estavam ligadas a venda de indulgências, ao afastamento dos monges, a crescente promiscuidade clerical e ao desrespeito com a fé alheia.
Na realidade, tal revolta pode ser explicada – ademais de fatores preternaturais que não podem ser descartados, provenientes de uma violenta ação diabólica contra a Santa Igreja Católica – também por fatores psicológiscos como o temperamento exaltado e insubmisso, e o voto inconsiderado que fez Lutero de tornar-se ...
A principal crítica de Martinho Lutero à igreja foi a : 1: Atuação de Inquisição. 2: divisão do clero em secular e regular. 3: venda de relíquias santas aos fiéis, oferecendo em troca a salvação. 4:cobrança de indulgências.