Objetivo : Esta Norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à freqüência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. ... ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada.
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
Tensão para a qual os equipamentos são projetados e fabricados para sua operação.
O objetivo das classes de isolamento do motor é descrever a capacidade do isolamento do enrolamento do motor para lidar com o calor. Existem atualmente quatro classes de isolamento de motores elétricos em uso: A, B, F e H (embora também existam classes N, R e S). Destes quatro, B, F e H são os mais comumente usados.
No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts. A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, disponibiliza em seu site os níveis de tensão secundárias de cada cidade.
A energia elétrica é distribuída em 127 Volts ou 220 Volts conforme a região. Antes de ligar qualquer aparelho à energia elétrica você deve saber qual a voltagem naquele local (127V ou 220V) e a voltagem do aparelho. Um aparelho não pode funcionar em outra voltagem que aquela indicada em seu corpo.
Quais são os tipos de tensão? Tensão normal, flexão, cisalhamento… Basicamente existem componentes de tração e compressão que atuam em cada molécula constituinte dos materiais, nada mais do que isso.
As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.
As redes de distribuição primárias compõem as subestações de distribuição e podem ser tanto aéreas como subterrâneas, sendo as redes aéreas de uso mais difundido, pelo seu menor custo, e as redes subterrâneas são aplicadas em áreas de maior densidade de carga, como por exemplo a zona central de uma metrópole, ou onde ...
As redes de 220 V são mais econômicas por exigirem condutores mais finos, o que gasta menos material, geralmente o cobre. ... Só mais uma coisa para não ficar nenhuma dúvida: a gente mencionou no texto todo a voltagem de 110 V, quando na realidade o correto aqui no Brasil é 127 V.
Construir próximo ou embaixo da rede de energia elétrica coloca em risco os trabalhadores que estão na obra e também as pessoas que circularão no local após a conclusão da edificação. ... “Na construção civil temos muitos riscos, por isso avaliamos o local antes de começar a trabalhar para evitar situações inesperadas.
A distância mínima deveria ser de 15 ou até 35 metros, dependendo da voltagem da rede, o que não foi atendido. Nesta linha de transmissão passam 13 mil volts. “Ela [a rede] faz barulho demais, principalmente quando está chovendo.
Qualquer construção ou reforma civil deve ter, no mínimo, 2,5 metros de distância dos fios do poste. Essa é a orientação básica e segura para seguir antes de iniciar qualquer obra. Estas distâncias devem ser observadas, principalmente, por profissionais como pedreiros e pintores.
4.
Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.
Linha de transmissão é um sistema usado para transmitir energia eletromagnética. Esta transmissão não é irradiada, e sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.
Nelas, a queda d'água movimenta um gerador que cria um campo magnético, fazendo surgir uma corrente elétrica alternada. Da usina, a energia vai para subestações de transmissão, onde passa por um transformador que irá aumentar sua voltagem de 6.
1000 volts
Existem quatro grandes categorias para torres de transmissão: suspensão, terminal, tensão e transposição. Algumas torres de transmissão combinam estas funções básicas. Torres de transmissão e suas linhas elétricas são muitas vezes consideradas uma forma de poluição visual.
Como funcionam as linhas de transmissão de energia elétrica Passando de ponto em ponto, a energia elétrica percorre milhares de quilômetros em corrente alternada, até chegar a seu destino final. ... As subestações enviam esta energia até as cidades, através da fiação elétrica que passa pelos postes que vemos nas ruas.
Transmissão (T), efetua o transporte da energia gerada até os centros consumidores de carga. ... Distribuição (D), é o setor responsável por receber a energia das empresas de transmissão e distribui-las para os centros consumidores residenciais e industriais.
O melhor material condutor elétrico e também mecanicamente resistente é o cobre.
Pois devido ao efeito joule, a energia elétrica acaba se transformando em calor em função da resistência do material dos fios, por isso precisa ter uma tensão tão alta, caso contrário, se dissiparia e não chegaria às casas.
Isoladores. Os cabos devem ser suportados pelas torres através de isoladores, evitando a dissipação da energia através da estrutura. Estes suportes devem garantir a rigidez dielétrica e suportar o peso dos cabos. Em geral são constituídos de cerâmica, vidro ou polímeros.
Linhas de transmissão Torres de alta tensão levam a eletricidade por longas distâncias. Para reduzir as perdas energéticas durante a transmissão, ela é transportada em altíssima voltagem. Subestações de distribuição A eletricidade passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem dela.
Porque quando o ambiente tem temperaturas amenas o fios encolhem , e se não tivessem essas folga os fios arrebentariam . E quando está calor os fios ficam moles e folgados .
Os cabos de uma rede elétrica aérea apresentam folgas entre os postes ou torres para evitar uma tração excessiva ao se contraírem quando a temperatura cai, podendo causar ruptura dos fios e interrupção no fornecimento de energia, formando assim "barrigas" entre uma torre e outra.
resposta correta é a letra D, pois essa curvatura nos fios é uma "folga" deixada para que possam ter menor influência da variação da temperatura. Lembre-se que um aumento de temperatura causa dilatação e a diminuição causa contração (encolhimento) do corpo.
Olhando mais atentamente, é possível notar que os cabos são colocados arqueados ou, como se diz popularmente, “fazendo barriga”. A razão dessa disposição é que: 1 ponto. a densidade dos cabos tende a diminuir com o passar dos anos.