A certificação da ISO, Organização Internacional de Normalização, é um conjunto de normas que podem ser adotadas no mundo inteiro e que visam o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade, ambiental e maior segurança para os alimentos dentro de uma organização.
A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos:
O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas e que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.
Para receber a certificação é necessário que o sistema de gestão de qualidade da sua empresa seja compatível com a ISO 9001. Caso os requisitos da ISO sejam atendidos, a organização passará por uma auditoria de certificação.
Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
Realiza auditorias internas dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade e processos, identificando não conformidades e recomendando ações corretivas. Realiza treinamentos e participa da integração apresentando a área da auditoria de processos de qualidade a novos colaboradores.
Permite avaliar se os registros representam a realidade da empresa. Além disso, possibilita conhecer eventuais falhas ou até mesmo identificar erros que possam estar contidos nas demonstrações auditadas. A auditoria também é uma valiosa fonte de informações para aqueles que querem investir em empresas.
O objetivo da auditoria externa é verificar todas as contas das demonstrações contábeis da empresa e averiguar se elas representam uma imagem verdadeira da organização que está sendo auditada, bem como verificar se os seus fundamentos e objetivos vêm sendo cumpridos.