O Reino Protista compreende diversos seres vivos, apesar de tem como principal característica a menor complexidade de suas células. Dessa forma, seus principais representantes são os protozoários, algas unicelulares e pluricelulares.
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
O reino Monera engloba todos os organismos procariontes existentes, compreendendo as bactérias, cianobactérias (algas azuis) e arqueias (procariontes primitivos). Atualmente o termo monera encontra-se em desuso, e seus integrantes foram divididos em outra forma de agrupamento, formando o sistema de domínios.
Grupo biológico que reúne os tipos de bactérias O reino monera engloba todos os seres vivos unicelulares (possuem apenas uma célula), procariontes (não possuem a carioteca), anaeróbicos ou aeróbicos.
Os representantes do Reino Monera podem ser encontrados em qualquer ambiente do planeta, desde na superfície do solo até em partículas de poeira ao vento, em placas de vidro em laboratórios, em garrafas de iogurtes, em barris de vinho e cerveja, no pão que comemos no café-da-manhã, no bolo, em medicamentos, da bolsa de ...
As bactérias tem uma estrutura celular bem característica de células procarióticas: sem núcleo revestido de membrana (o núcleo dos procariontes é chamado de nucleóide), com plasmídeos, ribossomos, enfim, detalhados e ilustrados a seguir.
Além do DNA cromossômico, as células bacterianas apresentam moléculas menores de DNA circular, que possuem genes que não são essenciais para a sobrevivência da bactéria. Essas moléculas são chamadas de plasmídeos. ... As bactérias que não apresentam essa estrutura são denominadas atríquias.
Estrutura celular bacteriana
O flagelo bacteriano é constituído por três partes: um filamento grosso e longo, que constitui a parte exterior; o gancho, visto como um elo flexível entre o exterior e a parte interior; e a parte interior, que é o próprio motor.
A função primária dos flagelos é a motilidade dos organismos, possibilitando o movimento em meio líquido, mas é frequente assumirem outras funções, entre as quais assegurar a circulação de fluidos, encaminhar alimento, ou funcionar como organelos sensoriais que reagem à presença de determinados compostos químicos ou à ...