A produção de texto tem o sentido de garantir a escrita como um bem cultural, no processo de ampliação e compreensão do mundo, é através do diálogo e compreensão que a aprendizagem torna-se cada vez melhor.
O domínio da leitura e escrita ajuda o aluno na aprendizagem de outros saberes em toda e qualquer área do conhecimento. ... As atividades de leitura e produção de texto colaboram para a obtenção de informações, dados, conceitos, fatos, além do exercício da escrita que exige a organização e a expressão de ideias.
É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gêneros textuais.
A existência de gêneros é a manifestação de uma desigual distribuição de responsabilidade na produção social da existência. ... Chamamos a atenção, ao que Izquierdo coloca como sendo o espaço social do gênero, já que isso tem uma grande importância quando se analisa a questão da mulher na relação com a atividade trabalho.
Daí a importância da ferramenta de produção textual (tradicionalmente estudada em Língua Portuguesa) para a aprendizagem matemática, já que, por meio desse método, o próprio aluno investiga os conteúdos que terá de mobilizar para chegar a um resultado satisfatório ao final do percurso da resolução do problema.
Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto.
Você sabe quais são os 7 fatores de textualidade e como eles estão ligados às competências do ENEM?
Aceitabilidade: refere-se à recepção do texto, à compreensão do interlocutor sobre a mensagem. Situcionalidade: refere-se ao contexto no qual o texto está inserido, seja na produção, seja na leitura. Esse elemento interfere no uso da língua, na escolha e polidez das palavras, no tom de voz, etc.
Significado de Aceitabilidade substantivo feminino Característica ou estado daquilo que é aceitável; qualidade do que pode ser aceito; admissibilidade. [Linguística] Gramática Gerativa. Característica dos enunciados que são aceitáveis; aceitação.
Chamamos informatividade as informações veiculadas através dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artes plásticas, artigos, dentro outros tipos de textos. ... Ou seja, dizemos que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse texto depender do repertório cultural do leitor.
A intencionalidade de um texto está pautada no objetivo/propósito que levou o autor a produzi-lo e emiti-lo. Também tem a ver com o conceito de "argumentatividade", isto é, os pontos que o autor usa para convencer o leitor de seu ponto de vista e das suas opiniões, pois isso está atrelado ao objetivo do texto.
A intencionalidade distingue a propriedade do fenómeno mental: ser necessariamente dirigido para um objecto, seja real ou imaginário. É neste sentido, e na fenomenologia de Husserl, que este termo é usado na filosofia contemporânea. As nossas crenças, pensamentos, anseios, desejos, são sempre acerca de alguma coisa.
A intencionalidade está relacionada ao modo como o produtor constrói seu texto a fim de alcançar seus objetivos na interação comunicativa. Para ter êxito, ele se empenha em produzir um texto coerente, de forma que o interlocutor compreenda a intenção e o sentido da mensagem.
1 Qualidade ou característica do que é intencional; intenção, propósito: A intencionalidade formativa da educação pré-escolar. 2 O estado de ter uma intenção ou de ser por ela formado.
Desse modo, afirma Husserl: A análise intencional deixa-se guiar por uma evidência fundamental: todo o cogito, enquanto consciência é, num sentido muito largo, significação da coisa que visa, mas esta significação ultrapassa a todo instante aquilo que, no próprio instante, é dado como explicitamente visado.