crossorigin="anonymous">
O sistema radicular é formado por órgãos subterrâneos que realizam a fixação dos vegetais no solo. As raízes são estruturas vegetativas exclusivamente aclorofiladas (com ausência de pigmentação fotossintética) e responsáveis pela absorção de água e sais minerais.
O crescimento radicular está associado as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e desempenha papel fundamental no estabelecimento do potencial produtivo das culturas agrícolas.
O caule geralmente corresponde à porção aérea da planta, sendo o eixo onde se desenvolvem os ramos, as folhas, as flores e os frutos. As duas principais funções do caule são suporte e condução. Ao sustentar as folhas, o caule as coloca em posição favorável à absorção de luz para a realização da fotossíntese.
1 tronco, fuste, haste. 2 talo.
Resposta:No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais).
A folha tem a função de produzir o alimento das plantas (fotossíntese), bem como de libertar oxigênio, o que acontece através do processo de transpiração e respiração. Além disso, a função das folhas é a de ser alimento para muitos animais e até mesmo de habitação de outros.
Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.