Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
O Renascimento foi um movimento de renovação das artes e ciências europeias, ( séculos XIV a XVI) marcado por valorizar a Antiguidade Clássica ( a pintura, a escultura, a literatura). ... A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, etc.
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X.
Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
Neste sentido, pode-se falar do perfil de um humanista, ou seja, alguém com amplos conhecimentos e que não se limita a uma especialização de qualquer área profissional. O humanista situa o ser humano como o centro do seu campo de atuação.
O positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção de progresso social. O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade.