O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros. ...
A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme. As Camadas da Pele são os componentes que formam o maior e mais pesado órgão do corpo humano, elas cobrem uma média de 7.
o principal orgao do sistema tegumentar e a pele a qual e formada por duas camadas principais que sao epiderme e derme.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Fornece protecção contra traumas mecânicos no nosso organismo, amor tecendo os impactos. - A é a parte profunda da pele. É um tecido conjuntivo denso irregular com fibroblastos, algumas células adiposas e macrófagos. O colagénio constitui a principal fibra, mas encontram-se também fibras de elastina e de reticulina.
O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Ele tem a função de refrigerar o corpo. O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme.
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e possui como principal papel o controle da temperatura do corpo, impedindo o superaquecimento. A temperatura do corpo humano normalmente está entre 36°C e 37°C, quando medida pela boca.
E a gente perde por meio do suor a água e também minerais como sódio, potássio e magnésio. E é importante saber que temos que repor não somente a água, mas também esses eletrólitos, a perda deles é que nos causa indisposição, fadiga, cansaço.
Por meio do suor, são eliminados resíduos como sódio, potássio, cloretos e amônia, além de ureia e ácido úrico, responsáveis pelo odor.
Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.
Mas existe um grupo de pessoas que sofre justamente com o contrário: são incapazes de transpirar. Se para você a ideia parece um sonho, é melhor pensar duas vezes. Chamada displasia ectodérmica anidrótica, esta condição é uma doença genética e caracteriza-se pela ausência das glândulas sudoríparas.
A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.
As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.
Algumas das mais comuns incluem:
Quem sofre com a hiperidrose enfrenta a produção excessiva de suor em diversas regiões do corpo. Algumas pessoas apresentam excesso de transpiração na palma das mãos, pés, axilas, rosto, sob os seios, no couro cabeludo ou em outras partes do corpo com muitas glândulas sudoríparas.
O Brasil é um país tropical e é natural que nos incomodemos com o suor. Porém, quando ele se torna excessivo e atrapalha o dia a dia, ele pode ser uma doença chamada hiperidrose, que merece atenção de um dermatologista.
Medicamentos para diabetes e doenças da tireóide, bem como certos medicamentos antidepressivos e pressão alta, podem desencadear a transpiração excessiva. A transpiração intensa também pode ser causada por infecções, certos tipos de câncer, doenças cardíacas ou pulmonares, menopausa e, às vezes, até um derrame.
Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia. - Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal. Distribuem-se pelo corpo todo.
Continue lendo para saber quais medicamentos orais são os mais recomendados para o suor excessivo....Anticolinérgicos
Com a rotina corrida, Rexona relembra algumas soluções que podem ajudar a combater o suor excessivo no rosto de maneira prática e simples:
Nos casos mais graves de suor excessivo na cabeça, a aplicação da toxina butolínica — botox — no couro cabeludo, pode ser indicada. Embora seja muito conhecido por suavizar as rugas, o botox também é utilizado para fins terapêuticos e para o tratamento de hiperidrose.
O que fazer para evitar o suor nas mãos?
A toxicina botulínica do tipo A, também é uma forma de se tratar a hiperidrose....Normalmente o tratamento é feito com remédios como:
Desodorantes contêm sais de alumínio e fragrâncias que podem irritar a pele. Definitivamente não é para o seu rosto.
Suor excessivo nos pés pode ser hiperidrose? A hiperidrose é uma condição que afeta de 1% a 3% da população. Ela acontece quando há produção exagerada de suor por conta de glândulas sudoríparas superativas. Pés suando em excesso pode estar relacionado com a hiperidrose plantar.