racionalidade limitada proposto por Herbert Simon para analisar o processo de tomada de decisão dos agentes em sistemas complexos, marcados pela não ergodicidade e pelo desenvolvimento de trajetórias em aberto.
A teoria. Herbert Simon assinala que a maioria das pessoas são só parcialmente racionais e que estas atuam através de impulsos emocionais não totalmente racionais em muitas de suas ações.
Já a análise heurística é um segurança que analisa comportamentos suspeitos, confere se não estão armados e manda embora quem de fato estiver armado. “Heurística” é um termo que pesquisadores deram à estratégia de detectar ameaça analisando a estrutura, o comportamento e outros atributos do programa."
Racionalidade limitada A racionalidade ocupa um lugar central nesta teoria comportamental: é o elemento explicativo principal, ainda que não seja o único. Para Simon, a ponte entre a racionalidade e o comportamento é reali- zada pelos conceitos de “escolha” e “decisão”.
A racionalidade limitada surge como uma proposição alternativa, ou mesmo contestação, ao constructo teórico de Homo economicus. Tal conceito advém da teoria econômica neoclássica e, para Simon (1971), não se constitui no modelo mais preciso para avaliar como os participantes de uma organização tomam decisões.
Vantagens e desvantagens na tomada de decisão em grupo