Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que:
Tipos de trabalho Trabalho nulo, quando o trabalho é igual a zero; Trabalho potente/motor, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido; Trabalho resistente, quando a força e deslocamento possuem sentidos contrários (geralmente representado por T= -F.d).
Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar. Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc.
Como já visto anteriormente, a fim de determinar o trabalho de uma força basta fazer o produto da força pelo deslocamento. Já quando há diversas forças sendo aplicadas sobre um objeto, para determinar o trabalho total realizado sobre ele é preciso somar todos os trabalhos realizados por cada uma das forças.
Resposta. Depende, se o corpo estiver parado, a força sobre ele será nula.. se estiver se movimentando a força sobre ele é diferente de 0.
Resposta. Isto ocorre em situações como quando a força não transfere nem transforma energia mecânica. A força é perpendicular ao sentido do deslocamento do corpo, e o trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento é sempre nulo.
O trabalho é positivo quando a força está no mesmo sentido do deslocamento. Pelo contrário, negativo quando a força está em sentido oposto ao deslocamento.
Se θ = 90°, temos que cos θ = 0. Nessas condições, o trabalho é nulo (T = 0), ou a força não realiza trabalho. 4. Se 90° < θ ≤ 180°, temos que cos θ < 0.