A formação das funções psicológicas superiores das crianças envolvem o processo de construção de um consciente responsável por suas ações. Para fomentar tal prática, é necessário instituir atividades didáticas que demandem ações críticas e reflexivas, problemas que tenham soluções diversas.
As Funções Psicológicas Superiores (FPS), como memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção, se intercambiam nesta rede de nexos ou relações e formam, assim, um sistema psicológico, em que as funções se relacionam entre si.
Função Psicológica é uma capacidade ou propriedade de ação de que dispõe o psiquismo no processo de captação da realidade objetiva. As funções psicológicas são exclusivas ao homem? As Funções Psicológicas não são exclusivas ao homem, pois os animais também são capazes de atentar, memorizar, sentir e perceber.
Ela está diretamente relacionada à psicologia, e seu conceito inclui a personalidade de modo geral: os pensamentos, sentimentos e comportamentos – sejam eles conscientes ou inconscientes. A função da psique é guiar os indivíduos para que eles se adaptem a determinado ambiente (social e físico), enquadrando-os.
Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem e etc, são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”.
O exame do estado mental Para isso, ele avalia através de uma entrevista semi estruturada as funções psíquicas elementares; são estas: consciência, atenção, sensopercepção, orientação, memória, inteligência, afeto/humor, pensamento, juízo crítico, conduta e linguagem.
Quanto às alterações do curso, destacamos: - Aceleração do pensamento: ocorre a excitação dos processos psíquicos. - Fuga de ideias: verbalizações rápidas e contínuas que promovem constante mudança de ideias. - Prolixidade: a pessoa fala muitas coisas desnecessárias, apegando-se aos detalhes.
As variações de padrões de vivências, comportamentos, emoções e estados mentais não representam necessariamente um transtorno mental. Existem aspectos e fenômenos encontrados em todos os seres humanos, portadores ou não de doença mental.
As funções mais afetadas nos transtornos psicoorgânicos são: nível de consciência, atenção, orientação, memória, inteligência, linguagem e psicomotricidade. II. A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio do exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.
Uma vez realizado e redigido o exame psíquico, deverão constar na súmula os termos técnicos que expressam a normalidade ou as patologias observadas no paciente. Trata-se de um resumo técnico de tudo o que foi observado na entrevista. Aconselha-se seguir-se uma determinada ordem, assim como na redação do exame psíquico.
O exame do estado mental avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva. Inicialmente, o examinador deve constatar que o paciente está atento — p. ex., avaliando seu nível de atenção enquanto a história está sendo tomada ou solicitando que ele repita 3 palavras imediatamente.
AVALIAÇÃO- A sensopercepção é avaliada durante a interação do enfermeiro com o paciente, onde o profissional trabalho com o relato direto e com a observação de comportamentos e falas sugestivos de uma alteração, buscando aproximar-se o quanto possível para descrever com detalhes a problemática em questão.
Aparelho Respiratório
A escala de Ramsay avalia o grau de sedação em pacientes de Terapia Intensiva com escala de valores de 0 a 6.
A ressonância magnética é um exame de imagem altamente utilizado no diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCI) – trazendo bons resultados. Isso porque a ressonância consegue dar um panorama de como está a saúde dos vasos sanguíneos, permitindo verificar o tamanho da área afetada e sua localização.