Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais, que são poetas que cantavam poemas no século 12 e 13, os quais espalhavam histórias para a população, que na época era majoritariamente analfabeta.
século XVI
Resposta. Resposta: Informar e divertir os leitores atravéz de "folhetos" (pequenos livros com capas de xilogravura, pendurados em barbantes ou cordas).
Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o início da colonização. ... Na segunda metade do século XIX começaram as impressões de folhetos brasileiros, com suas características próprias. Os temas incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros.
A historia da literatura de cordel começa com o romanceiro luso-holandes da idade contemporania e do resnascimento.o nome cordel está ligado a forma de comercializaçao desses folhetos em portugal,onde eram em cordoes lá chamados de cordés,inicialmente,eles tbm continham peças de teatro,como as de autorias de gil ...
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.