No final do 2 Império, com o monarca Pedro II, ocorreram, principalmente, três entraves para a manutenção dessa forma de governo: a questão religiosa, a questão militar e a questão abolicionista.
Diversos fatores contribuíram para a queda da Monarquia, dentre os quais a insatisfação da elite agrária com a abolição da escravatura, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste Paulista e dos militares, que queriam mais poder, e as interferências do Imperador em assuntos da Igreja.
No caso podemos afirmar que principais fatores que levarem a crise o Império no Brasil foram o fato das constantes rebeliões populares; a falta de apoio da igreja católica bem como a pressão da elite local pra uma forma de governo baseada no republicanismo.
No período de crise da monarquia, os grupos sociais que se revoltaram contra o governo foram: ( ) Os pobres; ( ) Os militares e os grandes fazendeiros; ( ) Os fazendeiros e os escravos; ( ) Os militares, religiosos e fazendeiros do oeste paulista.
MONARQUIA: forma de governo em que o chefe é o rei e rainha(monarcas) foi uma das formas de governo mais antigas. IMPÉRIO: forma de governo em que o chefe do estado é o imperador ou imperatriz. ... REPÚBLICA: forma de governo em que o chefe é escolhido por representante ou cidadãos.