Você tem um exame normal quando a captação do radiofármaco é homogênea, tanto na fase de repouso como na fase de estresse. Entretanto, se houver uma redução da captação do radioisótopo na fase de estresse, quando comparado com a fase de repouso, chamamos de hipocaptação transitória e é um sinal de isquemia miocárdica.
Quando a hipocaptação é persistente (fibrose) é indicativa de destruição de uma parte do músculo cardíaco, possivelmente causada por um infarto do miocárdio (I.A.M.) prévio.
Quando a hipoperfusão é transitória em algum segmento, é indicativo de que está ocorrendo isquemia deste segmento. Por outro lado,quando a hipoperfusão é persistente, ocorre no repouso e no stress, é indicativo de fibrose, isto o tecido cardíaco deste região não se contrai.
A hipoperfusão cerebral crónica é uma condição que tem vindo a ganhar cada vez mais interesse da comunidade médica internacional devido ao reconhecimento cada vez maior de que é uma patologia capaz de causar défices cognitivos ligeiros vasculares, que podem por fim evoluir para demência vascular.
Isquemia cardíaca, ou angina, é uma doença arterial coronariana muito comum no Brasil. Ela se dá quando o fluxo de sangue que deveria ir para o coração é reduzido e, consequentemente, o oxigênio não chega no órgão em quantidade suficiente. A isquemia é um fenômeno que pode acontecer em qualquer parte do corpo.
Definida como "descoloração irregular da pele", geralmente se manifesta ao redor dos joelhos e pode se estender a outros locais, como dedos e orelhas. É resultado da vasoconstrição heterogênea de pequenos vasos e um sinal facilmente avaliável de hipoperfusão periférica.
Fibrose cardíaca é uma degeneração do tecido natural do miocárdio, causando assim seu endurecimento. Ocorre devido a hiperativação de fibroblastos, células que liberam colágeno. Este estado patológico ocorre na presença de doença de Chagas crônica.
A fibrose é a formação de excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido, ela ocorre através de um processo reparador ou reativo, ocasionado geralmente após um trauma, cirurgia ou esforço repetitivo com impacto. Este estado reativo pode ser benigno, ou patológico.
O processo de cicatrização de uma lesão, se caracteriza pela formação de um tecido com características diferentes do tecido muscular propriamente dito. Este tecido cicatricial é predominantemente de tecido conjuntivo e além de não ser tecido contráctil como o tecido muscular, apresenta uma menor flexibilidade.
A utrofina é uma molécula semelhante à distrofina. “Uma das terapias no camundongo mdx, utilizada por alguns grupos de pesquisa no exterior, é promover o aumento da utrofina a fim de se compensar a falta da distrofina, o que parece impedir a degeneração muscular.”
A drenagem linfática é ainda a técnica mais utilizada no pós-operatório de cirurgia plástica. Por outro lado, mais frequente ainda, são os pacientes que comparecem ao consultório em busca de tratamento efetivo para fibrose, pois já realizaram 10, 20, 30 sessões de drenagem linfática manual e as fibroses persistem.
Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:
O tratamento é fundamentalmente não cirúrgico. Durante o processo de cicatrização do músculo, o corpo pode formar tecido muscular e fibrose....Ondas de choque;
Como evitar as fibroses
Por que ocorre inchaço pós lipoaspiração? É comum que as pessoas se assustem com a aparência do local após uma cirurgia, acreditando até que ocorreu algo errado. No entanto, ficar inchado é totalmente normal. Essa é uma forma do próprio corpo tentar curar o corte deixado pelo procedimento.
Lipoaspiração: acabe com o edema
O resultado final desta cirurgia plástica pode ser visto, em média 60 dias após o procedimento e, depois da cirurgia, perde-se algum peso e volume porque é removida gordura localizada na barriga e o corpo torna-se mais delgado, a barriga chapada e o tronco mais fino.
Em média, o uso da cinta modeladora deve ser feito por no mínimo 30 dias depois da cirurgia, mas esse tempo pode variar de acordo com a indicação do seu médico.
Nos primeiros dias a seguir à lipoaspiração, é normal sentir dor e apresentar algumas marcas roxas, assim como é comum que o local operado, a ferida e a pele em volta, fiquem inchados até ao final do 1º mês, devido ao processo de cicatrização.