A Libras é a língua de sinais brasileira utilizada pelas pessoas surdas, e o Braille é o código que proporciona a leitura para o deficiente visual.
substantivo masculino Sistema de escrita caracterizado por possuir pontos que, em relevo, dão indicações de leitura para pessoas que não conseguem enxergar; essas pessoas podem ler pelo tato e também escrever com o auxílio desse sistema; braille.
O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. ... Foi nessa escola, onde os estudantes cegos tinham acesso apenas à leitura, pelo processo de Valentin Hauy, que estudou Louis Braille.
Louis Braille
Esse sistema surgiu no século XIX, na França, e foi criado por um jovem estudante chamado Louis Braille. Atualmente, é padrão no mundo, sendo utilizado por milhões de pessoas cegas. Chegou ao Brasil em 1854, por meio de um estudante chamado José Álvares de Azevedo.
Os leitores mais experientes comumente utilizam o dedo indicador da mão direita, com uma leve pressão sobre os pontos em relevo, permitindo-lhes uma ótima percepção, identificação e discriminação dos símbolos Braile. Este fato acontece somente através da estimulação consecutiva dos dedos pelos pontos em relevo.
a partir de 1854
Louis Braille - Louis Braille ( (listen); French: [lwi bʁaj]; 4 January 1809 – 6 January 1852) was a French educator and inventor of a system of reading and writing for use by the blind or visually impaired.
A transcrição de textos para o Sistema Braille, no que se refere à produção de obras sem fins lucrativos, encontra amparo legal na Lei n.º 9.
Traduza textos para Braille facilmente O Braille Translator é bem fácil de usar. Basta escrever num campo de texto e clicar no botão “Translate!” que o programa traduz o conteúdo em uma imagem e em alfabeto Braille.
Resposta. Resposta: No Brasil, o método foi introduzido por José Álvares de Azevedo (1830-1854), jovem cego que havia estudado em Paris.
No software Braille Fácil, a impressora se configura como “Impressoras de clichê” e o nome do arquivo “PRN”. Depois basta digitar o texto no editor de textos do Braille Fácil e solicitar a impressão através da opção “Imprimir em Braille”.
No Brasil, existem apenas duas gráficas especializadas em impressão em braile: o Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, e a Fundação Dorina Nowill em São Paulo.
Em uma forma simples, aprender o Braille se resume a:
Explicação: SISTEMA MOTRIX = Permitir aos portadores de qualquer tipo de deficiência motora, grave ou não, o acesso a um computador, possibilitando-lhes a leitura escrita e a interação com outras pessoas através da Internet.