O gerenciamento de categorias é uma atividade bastante comum para muitas empresas grandes, principalmente estrangeiras. Sua eficácia é principalmente assegurada pela concentração de várias funções em um centro. Vamos considerar mais detalhadamente as atividades que o gerenciador de categorias faz. Quem é, que questões resolve e quais são as características do seu trabalho - vamos falar sobre tudo isso no artigo.
O gerenciamento de categoria é o processo de agrupar produtos como produtos em uma única categoria, ou unidade de negócios, e depois tratar de compras, merchandising, vendas e outros esforços de varejo sobre a categoria como um todo.
Em qualquer organização, as compras são um dos principais departamentos da empresa que tocam e gerenciam os gastos organizacionais e a gestão de categorias faz parte desse processo.
Nenhum gerente de categoria funcionará de maneira eficaz sem as ferramentas modernas de alta tecnologia. Tais meios são oferecidos hoje pelo sistema de automação de negócios. Sem essas ferramentas, a criação e formatação do sortimento, a precificação centralizada, a definição de diferentes cenários de custos, a análise, a otimização e o controle da base de armazenamento são impossíveis. A este respeito, se a empresa usa software desatualizado que não permite ver a situação existente nas lojas para ontem, para gerenciar processos que caem dentro da competência do gerente de categoria, é necessário iniciar a implementação do sistema com automação.
O nível de qualificação e o grau de conformidade dos candidatos potenciais com os requisitos são uma questão importante, estimulante para os gerentes de todas as empresas que buscam passar para um sistema de gerenciamento de categorias. Actualmente, a situação é tal que quase não há bons especialistas neste campo. A exceção é feita pelos funcionários dessas empresas, onde este sistema foi introduzido há muito tempo e já opera com sucesso. No entanto, daqueles que já trabalham na empresa, você pode identificar aqueles que possuem as qualidades necessárias. No máximo seis meses depois, eles mostrarão bons resultados. Uma das qualidades inerentes que um especialista deve possuir é a capacidade de pensar como consumidor. Sem dúvida, não se pode dispensar conhecimentos específicos. Nesse caso, o gerente não deve economizar em treinamento. Como alguns empresários dizem, introduzindo com sucesso o sistema em suas empresas, quanto mais ambições e propósitos houver em uma pessoa, maiores as chances de que ele seja um gerente de categoria de sucesso. O resumo de um potencial candidato deve refletir todas as qualidades necessárias que atendam aos requisitos da profissão. Ele pode ser um carregador simples, mas tem uma compreensão de negócios, ambição, a capacidade de rapidamente tomar as decisões certas, analisar o mercado.
A utilização de métodos modernos de gestão na formação de preços e sortimento, promoção de categorias, merchandising traz o máximo efeito ao implementar a administração em uma direção. A descentralização de autoridade e a transferência de sua parte para o gerente de categoria contribuem para alcançar alto desempenho no controle de negócios. Os métodos existentes de otimização e análise são considerados acessíveis para o entendimento. No entanto, na prática, surgem várias dificuldades.
Para outros, é também sobre a categoria na prateleira. Como ficam os planogramas, quais displays e promoções impulsionam mais vendas e quais produtos são mais desejáveis para os consumidores. Além disso, este tipo de papel da categoria também inclui uma análise aprofundada. Os gerentes precisam conhecer os dados por trás de sua categoria - o que está funcionando, o que não está, e o que pode ser feito para melhorar.
Para o processamento da ordem de compra, as organizações que iniciaram programas de gerenciamento de categoria mostram um tempo médio de resposta de oito horas versus uma média de 15 horas para as organizações que não iniciaram programas de gerenciamento de categoria.
Antes de mais nada, o que é gestão de categoria? Este é um dos conceitos de varejo mais difíceis de definir, pois a gestão de categoria pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.
Alguns executivos seniores de compras, como o CPO da Fortune 100, Reza Hagel, acreditam que a atual função de gerente de categoria, como a conhecemos, deve ser atribuída a uma função de especialista em domínio, com o objetivo de gerenciar relacionamentos com as partes interessadas e uma função de gerente de compras com foco na nova geração serviços de aquisição de valor agregado.
Para começar, uma organização pode adquirir mercadorias em um nível de categoria, não um produto, marca ou loja. Isto pode centralizar a aquisição sob uma pessoa ou equipe. Isso pode simplificar as negociações com os fornecedores e economizar tempo e dinheiro do negócio.
A formação de tal posição pressupõe uma abordagem fundamentalmente nova para a organização de negócios e uma nova estrutura de gerenciamento. O elo central nesse processo é a criação de centros administrativos unificados. Neste caso, como regra, são usadas estruturas com esquemas matriciais. Eles assumem não apenas o controle horizontal, mas também vertical. O gerente de categoria não se torna o diretor ou o chefe deste ou daquele departamento. No entanto, tem um impacto significativo nas atividades de outras unidades, cujo trabalho se relaciona, em certa medida, com o funcionamento de todo o negócio. Em algumas fontes, as tarefas do gerenciador de categorias não estão totalmente corretas. Vários autores subordinam essa atividade a todos os funcionários, apresentando-os como gerentes verticais. Para cada um, em particular, eles fixam o economista, o contador e outros especialistas. No entanto, se dividirmos todas as funções internas da empresa nas que se relacionam diretamente com os negócios e aquelas relacionadas às atividades organizacionais e administrativas, o gerente da categoria executará as primeiras. Ele não é responsável pela correta formação de preços no plano e equilíbrio fiscal. Suas tarefas incluem o próprio negócio. Estabelece um preço favorável e seu design é tratado por outros funcionários. Ele forma os padrões para encher as prateleiras e preencher seus layouts.
Um gerente de categoria é contratado por uma empresa para se concentrar no gerenciamento de uma categoria específica de produtos. Gerenciar um produto envolve comprar os recursos necessários para produzi-lo, lidar com os níveis atuais de estoque da empresa e trabalhar com a equipe de vendas e marketing para promover o produto e definir preços. O trabalho envolve analisar margens de lucro, compilar e apresentar dados para a gerência e outros departamentos e promover produtos para os clientes.
Na prática, os eventos podem se desenvolver de duas maneiras. Em um caso, o gerente leva em conta todas as nuances e especificidades da profissão do gerente de categoria e ocorre uma transição gradual para um novo nível de gerenciamento de negócios. A segunda opção envolve um entendimento insuficientemente claro das atividades do diretor do empreendimento e, como resultado, não apenas falha em alcançar o sucesso, mas também a formação de rupturas significativas no trabalho. No primeiro caso, pode haver alguns conflitos interpessoais entre os funcionários que não entendem a essência do trabalho do gerente de categoria e consideram sua atividade "exigente com papéis e tagarelice ociosa". Essa situação é bastante comum em empresas que tentam implementar esse sistema. A solução desses conflitos é realizada informando a equipe, explicando a necessidade de tal abordagem para os negócios. Os próprios gerentes de categoria têm que trabalhar duro e duro, mas não se escondem atrás de seus poderes e passam tempo descansando em casa. Somente com o trabalho ativo de especialistas, o resultado será visto.
De acordo com muitos especialistas, o gerenciamento de categorias hoje pode ser considerado o sistema de gerenciamento mais bem-sucedido e progressivo. O esquema desta atividade não é simples - afeta quase todos os processos que ocorrem na empresa. A eficácia da gestão foi comprovada pela experiência de grandes empresas que implementam o sistema há muitos anos. No entanto, a eficácia das atividades é determinada em grande parte diretamente pela transição para um novo esquema de gestão, a disposição da empresa e do pessoal para ele, a presença de um plano claro. É possível simplificar significativamente o processo de implementação do sistema, convidando consultores com a experiência necessária ou analisando as atividades de outras empresas usando o gerenciamento de categorias.
Hagel também observa que a base para a modelagem de negócios está ausente e o uso de dados nas tomadas de decisão e no planejamento estratégico não faz parte de um processo definido.
Seja na compra de suprimentos para produção ou para produtos que serão revendidos, se uma organização não tiver uma abordagem estratégica para sua compra ou um processo claro de compra, os gastos podem ficar fora de controle e se tornar prejudiciais.
O conhecimento das tendências de vendas e das necessidades futuras de compra é uma responsabilidade crítica dos gerentes de categoria. Por exemplo, um determinado produto pode ter tendências sazonais ou aumentar o interesse resultante da exposição na mídia. A promoção de um produto, incluindo vitrines, embalagens e anúncios da loja, são outras áreas supervisionadas por um gerente de categoria. Os gerentes trabalham com o departamento de marketing para dividir pacotes de teste e comerciais para aumentar os lucros e aumentar a base de clientes. Eles também ficam de olho na concorrência, observando o que funciona e o que não funciona, certificando-se de que seu próprio produto fique atualizado sobre as novas tendências e avanços.
De grande importância é a capacidade de negociar. O estabelecimento de contato com essas ou aquelas empresas não deve se limitar às palavras "deixe seu preço". Negociações qualitativas destinadas a um resultado positivo exigem alguma preparação e, claro, tempo. Algumas atividades podem ser realizadas por um assistente de um gerente de categoria. Esse funcionário precisa identificar claramente as metas. A interação adequada desses especialistas contribui para a obtenção de resultados máximos em um tempo relativamente curto.
O gerenciamento de categorias pode ser definido como uma abordagem estratégica para compras, onde a organização segmenta seus gastos com bens e serviços comprados. A segmentação organiza bens e serviços em grupos discretos, dependendo das funções desses bens e serviços.
Podemos dizer que o Gerenciamento por Categoria garante maior assertividade. Assim como, permite eliminar produtos onde a venda não é representativa, abre espaço para itens onde existe uma maior procura, e detecta oportunidades de vendas agregadas, de acordo com os interesses do consumidor.
Gerenciamento por categorias é o processo que acontece com o fornecedor e o varejo. ... O gerenciamento por categoria, ou GC como é dito no dia a dia, é a parceria estratégica entre varejista e fornecedor para definir a melhor categorização de produtos de acordo com as necessidades do shopper.
Significado de Categoria substantivo feminino Cada uma das classes em que se dividem as ideias, os termos. Divisão ou subdivisão de um sistema: categoria da CNH. Atribuição de valor negativo ou positivo a: tecido de má categoria. ... Classe, boa posição social ou cultural: homem de categoria.
adjetivo Diverso, diferente, vário: acontecimentos variados. Numeroso, múltiplo: variados exemplos. Inconstante, instável, volúvel: comportamento variado. De várias cores; matizado, variegado.
1 Conjunto de pessoas ou coisas que partilham características ou propriedades comuns, o que lhes possibilita serem agrupadas sob um mesmo conceito ou concepção genérica; agrupamento, classe, grupo, predicamento: “A liberdade não é para ele, entretanto, apenas uma categoria do espírito humano, mas uma conquista da ...
Como é realizado o enquadramento? O enquadramento é realizado após a abertura da empresa, ou durante o processo de abertura. Se o empreendedor estiver abrindo uma empresa, o enquadramento é feito a partir da previsão de quanto o negócio vai faturar naquele ano.
O porte da empresa é definido por dados financeiros, como a receita bruta, ou dados referentes a capacidade produtiva, como o número de funcionários. Para fins de tributação e financiamento, o faturamento anual é o indicador mais utilizado no Brasil. No seu cartão do CNPJ irá constar o porte da sua empresa.
Nas empresas LTDA, o capital social é dividido em cotas definidas por um contrato social e distribuídas entre os sócios. A responsabilidade passa a ser proporcional ao capital investido por cada sócio, inclusive em caso de dívidas. Já no caso da S.A., o capital é dividido em ações.