A diferença entre os dois produtos está na facilidade no processo de aplicação do material em fábrica, sendo o HEPR mais fácil de trabalhar. No produto, os dois são bastante flexíveis e suportam 90°C em regime permanente.
EPR / XLPE A borracha etileno-propileno (EPR) e o polietileno reticulado (XLPE), por se tratarem de uma mistura reticulada quimicamente, possuem excelente resistência ao envelhecimento térmico. ... A isolação EPR possui boa resistência à água e aos agentes químicos.
O XLPE (polietileno reticulado) e o HEPR (borracha etileno-propileno) são materiais que sofreram um processo de vulcanização (reticulação), tornando-se termofixos. ... As vantagens dos cabos com isolação termofixa é que podem transportar mais corrente que o cabo de mesma seção com isolação termoplástica.
O HEPR (Etileno Propileno) é um termofixo usado como isolante em fios e cabos, que suporta até temperaturas de 90C. Os cabos em XLPE a rigidez dielétrica decai mais acentuadamente com o passar do tempo.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Os metais são bons condutores de calor. É por essa razão que uma panela é feita, na maioria das vezes, de metal, como, por exemplo, o alumínio. Há, no entanto, outros materiais que são isolantes ou mau condutores de calor. A madeira, a borracha e a cerâmica são exemplo de materiais maus condutores de calor.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.