EQST

Qual A Diferença Entre Atrofia E Hipotrofia?

Qual a diferença entre atrofia e hipotrofia?

Hipoplasia: É a diminuição da população celular de um tecido, órgão ou parte do corpo. ... Hipotrofia, Atrofia: É a redução quantitativa dos componentes estruturais celulares, com diminuição do volume das células e dos órgãos (dependendo do número de células envolvidas) ou de parte do corpo.

O que é hipotrofia muscular?

Ao contrário, um músculo que perde a inervação, ou que é mantido imobilizado, pode sofrer um processo chamado de hipotrofia ou atrofia muscular, que se caracteriza pela perda da massa muscular (diminuição do conteúdo protéico da célula muscular).

O que causa atrofia do nervo óptico?

Causas - Como a atrofia é o ponto final do processo de perda de visão pelo desligamento do nervo óptico, suas causas podem ser variadas. "Entre as principais origens do problema está o glaucoma.

O que é atrofia nos olhos?

ATROFIA ÓTICA (10,5%): A atrofia do nervo óptico resulta na desconexão das ligações nervosas que unem o olho ao cérebro. Quando chega ao ponto de atrofiar, o nervo óptico não transmite mais os sinais luminosos para o cérebro montar a imagem.

O que é palidez do nervo óptico?

O inchaço do disco óptico de um paciente com perda visual monocular aguda pode indicar isquemia ou inflamação da cabeça do nervo óptico. Espera-se um disco óptico normal com processos retrobulbares, como neurite óptica típica. A palidez do disco óptico indica compressão crônica ou lesão prévia do nervo óptico.

Qual é a função do nervo óptico?

Quando falamos da visão, por exemplo, uma peça chave para enxergarmos é o nervo óptico. Sua função é, basicamente, conectar o cérebro aos nossos olhos, como uma espécie de fio condutor.

Qual é a função do Quiasma óptico?

O quiasma óptico é uma estrutura em forma de X formada pelo cruzamento dos nervos ópticos no cérebro. ... Acredita-se que as fibras nervosas ópticas cruzadas e não cruzadas que percorrem o quiasma óptico se desenvolvem de maneira a auxiliar na visão binocular e na coordenação olho-mão.

O que pode comprimir o nervo óptico?

Infecções cerebrais, como meningite ou encefalite viral, provocada por vírus como varicela ou herpes, ou comprometimento plea tuberculose, por exemplo; Tumor cerebral, que pode comprimir o nervo óptico; Doenças autoimunes; Doença de Graves, que causa o comprometimento dos olhos chamado de orbitopatia de Graves.

Por que as lesões no nervo óptico podem comprometer a visão de uma maneira irreversível?

Devido a esta disposição anatómica, as lesões no trajecto do nervo óptico provocam padrões peculiares de perda da visão. Se o nervo óptico for lesado entre o globo ocular e o quiasma óptico, a pessoa pode ficar cega desse olho.

O que causa a neuromielite óptica?

No caso da neuromielite óptica, o corpo produz um anticorpo chamado aquaporina 4. Esse anticorpo ataca uma proteína responsável por transportar água no sistema nervoso o que causa a destruição e perda de células e fibras nervosas na medula espinal (mielite) e fibras nervosas no nervo óptico (neurite óptica).

O que é o que é neuromielite óptica?

A neuromielite óptica é uma doença desmielinizante que acomete predominantemente os olhos e a medula espinhal. (Ver também Visão geral dos distúrbios desmielinizantes.) A neuromielite óptica causa neurite óptica aguda, algumas vezes bilateral, além de desmielinização da medula cervical ou torácica.

Quais são os sintomas da mielite?

A mielite transversa manifesta-se de diferentes maneiras, podendo ser observados alguns sintomas, como os descritos a seguir.

  • Febre.
  • Fraqueza muscular dos membros.
  • Perda de sensibilidade.
  • Dor nas costas.
  • Dor neuropática.
  • Disfunção sexual.
  • Incontinência de bexiga e intestinal.
  • Dificuldade em evacuar.

O que é a doença de Devic?

Também conhecida anteriormente como doença de Devic, a neuromielite óptica (NMO) é considerada por apresentar distúrbios inflamatórios do sistema nervoso central, caracterizados por desmielinização mediada por imunidade grave e dano axonal, predominantemente direcionado aos nervos ópticos e medula espinhal.

Para que serve o exame Antiaquaporina?

A detecção de anticorpos anti-aquaporina 4 serve para diferenciar a neuromielite óptica (NMO) da Esclerose Múltipla (EM), principalmente nos pacientes em fases precoces, que apresentaram um único ataque de mielite longitudinal extensa e que provavelmente vão evoluir para a NMO clássica.

O que é uma doença desmielinizante?

Doenças desmielinizantes são um grupo de doenças que tem em comum o mecanismo de ativar um processo inflamatório destruindo a bainha de mielina de nervos do cérebro e da medula espinhal como a esclerose múltipla, neuromielite óptica, mielite.

Quais os sintomas da doença desmielinizante?

Os primeiros sintomas – que estão entre os primeiros sinais de desmielinização – podem incluir:

  • – perda de visão;
  • – problemas de bexiga ou intestino;
  • – dor nervosa incomum;
  • – fadiga geral.

O que acontece com a perda da bainha de mielina?

Uma doença desmielinizante é qualquer doença do sistema nervoso na qual a bainha de mielina dos neurônios é danificada. Isso prejudica a condução de sinais nos nervos afetados, causando prejuízos na sensação, movimento, cognição e outras funções dependendo dos nervos envolvidos.

Qual a importância da bainha de mielina na função neurológica?

O resultado destes estudos mostrou que a bainha de mielina tem a função de isolar o axônio e fazer com que o potencial de ação percorra-o por todo o seu comprimento e chegue ao terminal, além de ser responsável por sua velocidade. Ela formada por glicofoslipídios e colesterol.

Qual a função da bainha de mielina ao longo do axónio?

Sua função é de proteger o axônio. Além disso, ela também acelera a velocidade da condução do impulso nervoso. ... Se a bainha de mielina que envolve a fibra nervosa for lesada ou destruída, os impulsos nervosos se tornam cada vez mais lentos ou não são transmitidos.