O meristema primário é o tipo de meristema que é responsável pelo crescimento da estrutura principal da planta e do crescimento. O meristema secundário atuam na estrutura secundária e são derivados do tecido primário.
O meristema é um tecido formado por células com características embrionárias, isto é, não estão especializadas e têm grande capacidade de divisão, podendo dar origem a qualquer outro tipo de tecido (totipotente). Divide-se em dois tipos: Meristema apical ou primário.
A análise do meristema permite identificar alterações que comprometem o funcionamento das células, como a inibição da divisão celular e anomalias cromossômicas, causadas pela poluição da água. Outro aspecto que pode ser observado é a ocorrência de problemas no material genético, como a formação de micronúcleos.
Tecido epitelial de revestimento
Epitélio cilíndrico simples: encontrado em quase todo o tubo digestório, revestindo o estômago, o piloro, o intestino delgado e o grosso e a vesícula biliar. Epitélio pavimentoso estratificado: pode ser queratinizado (pele) ou não, esôfago, vagina, língua, cavidade oral.
Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com critérios essencialmente morfológicos, baseando-se em dois aspectos: o número de camadas que possuem e a forma das células da camada mais superficial. ... Existem ainda outros tipos, o epitélio de transição, e o epitélio pseudo-estratificado.
De acordo com a forma, o tecido epitelial é classificado em: - Pavimentoso: Nesse tipo de tecido epitelial, as células apresentam-se achatadas. É encontrado, por exemplo, formando a epiderme; - Cúbico: As células, nesse tipo de tecido, caracterizam-se pelo formato de cubo.