As barragens hidrelétricas podem ser construídas com um ou vários tipos de materiais em uma mesma estrutura, entre eles: concreto, terra, enrocamento etc, usualmente utilizados nos empreendimentos das empresas Eletrobras, que têm estruturas consideradas de grande porte.
Além do deslocamento de comunidades humanas, o enchimento de áreas para a criação do reservatório também mata plantas, e provoca a morte de animais por afogamento ou os força a procurarem novas áreas para seguirem suas vidas. Os reservatórios também fragmentam habitats valiosos e cortam corredores migratórios.
As barragens têm vários efeitos sobre a vida dos peixes. O primeiro e mais direto é a interferência na sua migração e procriação. As barragens alteram o fluxo dos rios e criam enormes obstáculos (barreiras físicas) para o ciclo migratório (piracema) e até mesmo para a sobrevivência das espécies.
Efeitos negativos
Os principais problemas que o rompimento de uma barragem pode causar são: destruição de casas, fazendas e comércios; morte de pessoas e animais; pessoas desabrigadas; perda de bens materiais; desequilíbrio ambiental; desperdício de água; grandes área inundadas e contaminação dos cursos d'água próximos.
Existem duas principais razões para uma barragem de rejeitos se romper. A primeira delas diz respeito a fenômenos ambientais e que, em teoria, não temos controle sobre. Um exemplo de fenômeno ambiental que poderia gerar esse desastre seria um tsunami ou mesmo uma grande tempestade.
Barragens bloqueiam a migração de peixes, esgotam o oxigênio dos rios e interferem com os gatilhos biológicos que guiam os peixes. ... Devido à construção de barragens e de outros fatores, a população de espécies de água doce diminuiu 37% entre 1970-2008 — mais do que as populações de todos os outros ecossistemas.
Mas, ao mesmo tempo, podem causar impactos ambientais em larga escala como a inundação de terras de plantio, florestas, jazidas minerais, cidades e povoamentos, a destruição do habitat de animais, plantas e pessoas, afetando as águas subterrâneas, a qualidade da água do rio, o microclima e a infraestrutura.
O papel da água para sobrevivência e desenvolvimento das sociedades é amplamente conhecido na atualidade, sendo assim o objetivo dos sistemas de abastecimento de água é fornecer a população água potável em quantidade adequada e pressão suficiente.
Resposta. Resposta: A construção de hidrelétricas e conseqüentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A pesquisadora Marta dos Santos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), informou que uma pesquisa realizada com a população atingida pela construção da usina hidrelétrica de Sobradinho mostrou que a obra levou à perda de vários direitos fundamentais, como moradia, água, luz, mobilidade e condições de ...
A barragem construída no rio São Francisco deu origem a um imenso lago que inundou cidades que são citadas na música, expulsando da região seus moradores. ... Por exemplo, uma dessas consequências foi a organização dessas pessoas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), criado no final da década de 1980.
Em torno do lago, estão os municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, cujas antigas áreas urbanas foram inundadas, em 1974, durante a formação da represa.
Apesar das usinas hidroelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, "não poluem" o ambiente, porém alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem ...
Vantagens e Desvantagens das Usinas Hidrelétricas Destacam-se o alagamento das várzeas, o aumento no nível dos rios e da temperatura local. Por outro lado, o principal aspecto positivo é a produção mais barata de energia em relação aos custos da produção de eletricidade via energia nuclear.
Resposta: A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade.
A energia elétrica tem muitas vantagens, como, por exemplo, o fato de não ser poluente do ar. Além disto, este tipo de energia não necessita de combustíveis fósseis e dura muito mais tempo que as outras por ser muito mais barata e não precisar de muitas pessoas trabalhando em sua transformação.