O colesterol é um composto orgânico do grupo dos álcoois (secundário e monoinsaturado) cuja estrutura química está representada a seguir. Veja que ele é classificado como sendo também do grupo dos esteroides, que são compostos que possuem dezessete átomos de carbono dispostos em quatro anéis.
Colesterol é um lipídio constituído por um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente denominado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos.
O colesterol é um álcool monoinsaturado gorduroso que é encontrado naturalmente em nosso organismo. Ele faz parte do grupo dos esteroides naturais, que são lipídios (gorduras) que possuem em sua estrutura quatro ciclos formados por 17 átomos de carbono.
A HDL, que é a menor das lipoproteínas e também a mais densa, é produzida no intestino e fígado.
A importância de acompanhar os níveis de colesterol
Colesterol alto não provoca sintomas. Portanto colesterol alto não causa cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitação, prostração ou qualquer outro sintoma. O colesterol alto é uma doença silenciosa. A única maneira de saber os níveis de colesterol é através do exame de sangue.