Os adjetivos podem ser classificados em: a) Adjetivos primitivos: são aqueles constituídos por um radical e não possuem acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional. b) Adjetivos derivados: são construídos a partir de outros radicais por meio do acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional.
O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo). Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize.
O adjetivo simples é o tipo de adjetivo mais usual, formado por apenas um radical (ou elemento). Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).
Gramática. O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo e possui dois graus, o comparativo e o superlativo. Como você já dever ter estudado, o adjetivo é um modificador do substantivo e pode variar em gênero, número e grau.
Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo: comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua. comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua. comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.
Grau (temperatura)
O grau de substantivo, adjetivo ou advérbio, pode ser definido como um atributo da palavra que confere noções de gradação (quantidade, tamanho ou intensidade) ao objeto a que a palavra se refere.
Existem três escalas de temperatura: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F).
A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau comparativo e o superlativo.
É bastante comum, em uma conversa, alguém dizer “Concordo com você em gênero, número e grau!”. É uma metáfora para demonstrar que se está plenamente de acordo com o que foi dito pelo outro.
As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.
O grau de um adjetivo pode ser flexionado em três níveis: normal, comparativo e superlativo.
O grau comparativo estabelece inferioridade, igualdade e superioridade, subdividindo-se em grau comparativo de inferioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de superioridade.
São dois os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo....Comparativo.
Quanto ao grau, os adjetivos são classificados em dois tipos: Comparativo: utilizado para comparar qualidades. Superlativo: utilizado para intensificar qualidades.
Os adjetivos “argentino” e “brasileiro” são classificados como adjetivos pátrios.
adjetivo Que tem elegância, distinção na forma de vestir e de se portar: trajo elegante; aparência elegante; comportamento elegante. Definito por ser harmônico, leve, natural: concerto elegante. De movimentos graciosos, gosto requintado, senso estético primoroso.
Simples: é formado de um só elemento. Exemplos: brasileiro, escuro, claro. Composto: é formado de mais de um elemento. Exemplos: luso-brasileiro, amarelo-claro, castanho-escuro.
advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.
Os adjetivos podem ser divididos em duas categorias:
A preposição é um conectivo que liga dois termos da oração, subordinando um termo ao outro. Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro....Preposição.
Pronome
Adjetivo. O adjetivo é uma palavra ou locução (iniciada por preposições: de, em, com, sem) que confere características, estados, qualidades aos seres.
Advérbios de Negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação.
Exemplos: Telefonema (te-le-fo-ne-ma): 5 vogais; 5 sílabas.
De acordo com o número de sílabas, as palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. ... Para que você possar relembrar, a sílaba é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados por meio de apenas uma emissão sonora.
As palavras são classificadas como monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas quando é feita uma classificação da palavra quanto ao número de sílabas. Palavras monossílabas têm apenas uma sílaba. Palavras trissílabas têm três sílabas. Palavras polissílabas têm quatro ou mais sílabas.
Monossílabos são as palavras formadas por apenas uma sílaba, ou seja, são pronunciadas através de uma única emissão de som, tais como: cor, pá, nó. Conforme a tonicidade com que são pronunciadas, elas podem ser átonas (com pouca intensidade) ou tônicas (com muita intensidade).