O Ácido Sulfúrico, H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. ... O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis).
Sulfurous acid
Nitric acid
Atualmente, o processo industrial utilizado para a fabricação do ácido sulfúrico, H2SO4, é o chamado “processo de contato”. Nesse processo, o enxofre é queimado originando SO2(g). Esse gás, juntamente ao O2(g), é introduzido num conversor catalítico, quando ocorre a reação 2 SO2(g) + 1 O2(g) ⇄ 2 SO3(g).
Na indústria, o ácido sulfúrico é produzido com base no enxofre elementar, por um método denominado processo de contato, que acontece em três etapas: 1ª etapa: queima do enxofre para produção de dióxido de enxofre. 2ª etapa: oxidação do dióxido de enxofre a trióxido de enxofre.
O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.
Para atenuar os efeitos do ácido é necessário neutralizá-lo utilizando uma base; Nas alternativas apresentadas a única base é o Ca(OH)2; Ao reagir com o ácido sulfúrico o Ca(OH)2 forma: água.