contrafilé
Marinar a carne é uma boa maneira de deixá-la mais macia e gostosa!
A Capa de Filé Friboi é um corte localizado sobre a ponta do contrafilé. Por ter uma textura desigual, é uma ótima opção para o preparo de receitas com molho e de cozimento mais longo, que ressaltam toda a suculência dessa carne deliciosa.
Coxão mole É uma carne mais macia do que o coxão duro, e fica ótimo em ensopados, assados, escalopes, bifes à milanesa, picadinhos e enrolados.
A capa de coxão mole fica localizada na parte traseira do boi. É um corte macio e suculento, você nem precisa de prática para deixar seu bife irresistível. Pode ser usada também em assados, ensopados, escalopes e enrolados, basta escolher seu prato preferido e se deliciar.
MODO DE PREPARO : Corte a pera do coxão mole em 3 bifes (corte a favor da fibra). Tempere os bifes com o azeite, o sal e o chimichurri. Deixe os bifes descansar por 10 minutos para absorver o tempero. Leve os bifes à churrasqueira em fogo médio, por aproximadamente 5 minutos cada lado.
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
Corte dos bifes: A peça de coxão mole rende bifes grandes. Para o churrasco, o ideal é fatiar a carne em bifes mais grossos, ou seja, com espessura semelhante à de carnes como a picanha e o contrafilé. Dessa forma, a carne não ficará dura.
Corte a peça em bifes grossos ou apenas faça grande cortes na carne, sem separá-la. Coloque-a em um recipiente e acrescente o sal em toda a peça de carne. Quando terminar, bata um pouco a carne e retire o excesso. Coloque a carne em um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos 7 horas.
DICA DE RECEITA
Um dos maiores atrativos da carne-de-sol é que é sempre feita com as partes mais nobres do boi, geralmente com coxão mole e coxão duro (também chamadas de chã-de-dentro e chã-de-fora).
Consiste em um tipo de carne bovina que é seca no sereno, muito comum no Norte de Minas, cujo modo de produção está desaparecendo. O sereno é apenas o orvalho da noite que aproveitamos como parte do processo para dar sabor e paladar a carne de sol (serenada).
Resposta. Resposta: Os cortes desossados passaram a ser embalados a vácuo e dessa maneira vão direto do frigorífico ao consumidor.
11 benefícios para a saúde do consumo de carne bovina
A carne de sol é uma comida típica do nordeste, consumida há mais de 400 anos. Ela leva esse nome porque no início era feita em duas etapas: salgando a carne ligeiramente e secando as peças ao sol. Com o passar dos anos, a carne preferida dos nordestinos conquistou o Brasil.
A carne vermelha é rica em proteínas, ferro e creatina, importante para a saúde muscular e formação de células sanguíneas. "As carnes vermelhas com baixo teor de gordura, como alcatra e músculo bovino, podem ser benéficas em uma dieta de baixo teor de gordura e caloria.
A carne contém aminoácidos promotores da saúde e é uma das maiores fontes de proteína na dieta humana. Por exemplo, uma porção de 6oz (170g) de 80% de carne magra fornece 46g de proteína. Se optarmos por uma variedade mais enxuta de carne, o teor de proteína pode ser ainda maior.