Tempo cronológico ou tempo da história - é o tempo em que a ação acontece. Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola. Tempo psicológico - é um tempo subjetivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.
Ao contrário do cronológico, não é igual para todos, cada pessoa (personagem ou narrador) sente a passagem do tempo de uma forma diferente. ... Ele é marcado na narrativa através de memórias e lembranças de um personagem, aparecendo como uma digressão ou um flashback.
O espaço na narrativa é o lugar físico onde as personagens circulam, onde as ações se realizam. ... Nesse sentido, é importante que seja considerado o espaço social pelo qual circulam as personagens e o espaço psicológico, as suas atmosferas interiores.
Resposta: O espaço contribui para dar mais emoção a narrativa por apresentar grande volatilidade,sendo que a baleia surge e desaparece rapidamente.
Destarte, o espaço social (ou ambiente social) na literatura, compreende o contexto social e o meio social das narrativas, donde estão presentes as personagens. Lembre-se que as narrativas literárias são constituídas pelo enredo, foco narrativo, tempo, espaço e personagens.
O texto narrativo apresenta uma certa estrutura, composta pela apresentação, complicação, clímax e desfecho.
As principais características do texto narrativo são:
Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.
Ela é uma sequência temporal de orações narrativas, onde o narrador conta o que aconteceu. Labov afirma que, ao menos duas orações no passado em sequência, remetendo a um passado temporal, se está diante de uma narrativa mínima (BASTOS e BIAR, 2015).
Uma narrativa digital é constituída por duas ordens de elementos que se articulam de maneira harmoniosa e complementar:
é um gênero literário que se caracteriza, em termos de sua estrutura narrativa, pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. Neste tipo do gênero literário, o foco remete para o processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador.
Escrevendo uma primeira versão. Comece com o crime ou mistério. Comece a história contando ao leitor um pouco sobre o crime ou mistério central. Você pode descrever a vítima e mostrar o que aconteceu logo antes da tragédia ou partir já do detetive chegando à cena algumas horas depois.
Como escrever um conto de mistério