Uma pessoa letrada não é apenas aquela que sabe ler e escrever de forma básica, mas, sim, aquela capaz de dominar o uso da escrita e da leitura no seu dia a dia, utilizando-a e compreendendo-a nos mais diferentes contextos.
Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. ... A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.
Uma pessoa letrada é aquela que se posiciona no mundo, conseguindo interagir em qualquer situação, dentro de todos os contextos das esferas sociais.
Ser letrado digital implica saber se comunicar em diferentes situações, com propósitos variados, nesses ambientes, para fins pessoais ou profissionais.
O letramento digital é fruto de pensamento crítico e busca potencializar os métodos de estudo pela tecnologia da informação. ... Ser letrado digitalmente leva à compreensão de que a tecnologia da informação vai além de novas formas de acesso à informação, mas também a novos processos cognitivos e formas de conhecimento.
É possível criar um blog específico que possibilite a integração de foto, texto e vídeo, possibilitando atividades em sala de aula, como a criação de um diário, um jornal interativo ou a realização de um documentário. Entre os programas destacamos o WordPress, Tumblr, Blogger, todos gratuitos.
Resposta. O termo letramento digital é um dos vários tipos de letramento que uma pessoa pode apresentar. Ele é aplicado ao domínio das tecnologias digitais, mais precisamente a apropriação que um sujeito faz das ferramentas de comunicação disponibilizadas graças aos recursos tecnológicos.
Letramento digital. Segundo Aquino (2003, apud Glotz e Araújo), "letramento digital significa o domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias.
A alfabetização tecnológica envolve três habilidades do professor, sendo elas, o conhecimento técnico, o conhecimento pedagógico e o conhecimento crítico da tecnologia que pretende usar.