A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
É um princípio constituidor da gestão democrática: a) a consulta pública para a constituição da equipe gestora das instituições de educação básica. ... e) a gestão da escola a partir de conselhos deliberativos constituídos por pais, professores e alunos.
A gestão escolar democrática, além de fortalecer os vínculos da comunidade escolar, potencializando o processo de ensino aprendizagem dos alunos, também consegue atuar em pontos de atenção dos colégios.
A gestão da escola se traduz no dia a dia como ato político, pois implica sempre numa tomada de posição dos pais, professores, funcionários, estudantes e de toda a comunidade escolar, pois a função social da escola é melhorar através das parcerias os resultados do ensino, consolidando o compromisso com a comunidade ...
Quais são os 10 principais desafios enfrentados pela gestão escolar na atualidade?
A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição.
“A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.”
LIBÂNEO (2001) por sua vez, acrescenta ao conceito de gestão a dimensão de atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo aspectos gerenciais e técnico-administrativos. ...
A gestão escolar é tema recorrente do debate político educacional e seu conceito apresenta diversas lacunas. ... E assim, em virtude destas mudanças socioeconômicas, é que a educação passou a integrar a agenda política como meio de aumento da produtividade e cidadania globalizada.
A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.
A educação participativa é capaz de envolver os alunos, fazer com que eles se sintam importantes no processo educacional, dando a eles voz e liberdade de expressão. ... Ao dar a eles espaço para se expressarem, os professores estão realizando uma educação participativa e ajudando na educação da emoção desses alunos.
Na gestão democrática os sujeitos dialogam e dividem responsabilidades, além de dar autonomia para que cada sujeito administre seu espaço dentro da escola, organizando as tarefas que desempenha, fazendo com que mais pessoas atuem no processo de gestão, e que cada um se comprometa com parte do trabalho para formar um ...
Independente de ser atual, um dos maiores desafios que os gestores enfrentam é o de manter os professores motivados com a docência. Além de manter a integração com a família para a orientação das crianças, num momento que a droga está quase fazendo parte da rotina escolar.
Analfabetismo, analfabetismo funcional, péssima qualidade do ensino público, especialmente o básico, incertezas sobre o ensino médio, expansão acelerada e desequilíbrios no ensino superior.