O IBRACON ( NPC 27) define que “o objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.
Quais são as demonstrações obrigatórias pela Lei 6.
Demonstrações contábeis são os documentos que toda a empresa societária elabora, ao fim de cada exercício social, e disponibiliza para o seu público de interesse. Ou seja, sócios ou acionistas, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro.
A estrutura da DRE segue o seguinte esquema: Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
Como vimos, a DRE possui uma estrutura que discrimina cada etapa percorrida pelas receitas e despesas do negócio. Assim, podemos compreender exatamente de onde estão saindo os impostos, por exemplo, ou qual é o custo de mercadorias vendidas (CMV), entre outras questões muito importantes.
OBS.: São deduções das receitas de vendas: devoluções de vendas, abatimentos sobre vendas, descontos incondicionais concedidos, impostos e contribuições sobre vendas ou prestação de serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS, etc.).