Verificado por especialistas. A obra intitulada "Os Lusíadas" evidencia uma clara referência ao povo português. Nesse contexto, Camões desenvolveu a sua maior obra de caráter épico, evidenciando a coragem, a nobreza, bem como a irreverência do povo português.
|| Abalizado, ilustre, distinto: As armas e os barões assinalados. ( Cambes. ) || (Hip.) Diz-se do cavalo cuja pelagem tem sinais.
Na epopeia de Camões o objetivo é cantar a pátria, a história de Portugal. Os versos camonianos celebram os “feitos da famosa gente” portuguesa (canto I), enaltecem “o peito ilustre lusitano” (canto I). A viagem de expansão marítima se torna pretexto para que toda a história passada de Portugal seja cantada.
Verificado por especialistas. a) De acordo com o texto de Camões, Adamastor era um dos filhos gigantes de Gaia, isto é, da Terra, assim como Encélado, Egeu e o Centimano. A resposta pode ser comprovada nos versos "Fui dos filhos aspérrimos da Terra, / Qual Encélado, Egeu e o Centimano".
quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico, portanto no meio da viagem. ... tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias.
Foi publicado no ano de 1572. Explicação: "Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, da epopeia portuguesa.
Resposta. Resposta: Significa a partida do Barões da terra Lusitana, o desbravamento dos mares nunca navegados e a colonização da terra sublimada.
Resposta. Na primeira, a voz épica tem um tom exaltado, vibrante, glorificando os heróis e seus feitos, como é próprio de um poema heroico. Na segunda, o tom é de desânimo e tristeza.