Os músculos são:
A língua é constituída por um esqueleto osteo-fibroso, por um revestimento mucoso e por músculos. O osso hióide, as lâminas fibrosas da membra glosso-hiloidea e o septo da língua constituem o esqueleto osteo-fibroso da língua.
Papilas são as pequenas saliências na língua que contêm botões gustativos. Há quatro tipos de papilas na língua: filiformes, fungiformes, foliáceas e circunvaladas. Essas papilas, com exceção das filiformes, nos permitem distinguir sabores doces, salgados, amargos, azedos e umami.
O aparecimento de feridas na língua, boca e garganta geralmente acontece devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, mas também pode ser um sinal de infecção por vírus ou bactérias, e por isso, a melhor forma de descobrir a causa correta é consultando um clínico geral ou gastroenterologista.
A saburra lingual é uma secreção esbranquiçada ou amarelada que se adere ao dorso da língua e é composta de restos de alimentos, células da mucosa bucal e bactérias. As bactérias se alimentam destes restos de alimentos e das células descamadas e provocam uma fermentação que libera o VSC (Componente Volátil de Enxofre).
Saburra e placa bacteriana. A saburra é uma camada de cor esbranquiçada, amarelada ou amarronzada formada por bactérias e restos de alimentos que se aloja na língua. Pode acontecer ainda em razão da baixa produção de saliva e do descamamento natural da cavidade bucal. É uma das principais causas do mau hálito.