São utilizados instrumentos apropriados : agulhas de sutura, fios de sutura etc…...De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro tempos básicos.
Existem vários tipos de instrumentais cirúrgicos, e eles podem ser agrupados em:
O instrumental destinado à preensão estão todos direcionados a função de prender e segurar vísceras e órgãos, estão nestes grupos: as pinças “Babcock”, “Allis”, “Collin”, “Duval”, e outros. As pinças Allis são geralmente utilizadas para a fixação da musculatura e não devem ser utilizadas na pele.
Existem diferentes tipos de pinça que possuem indicações diversas conforme a área operada e a necessidade, no caso da hemostasia, são usadas pinças hemostáticas.
Porta agulha é um instrumento cirúrgico usado para segurar uma agulha enquanto é feita a sutura de tecidos em cirurgias.
As pinças de dissecção são usadas para segurar uma parte do tecido, facilitando a ação de outros instrumentos, como o bisturi e a tesoura.
Evitando a contaminação e isolando o sítio cirúrgico. A pinça de Cheron é utilizada para realização da anti-sepsia do paciente por possuir hastes longas, assegurando que o instrumentador não se contamine.
- Pinça Backhaus tem a função de fixar os campos cirúrgicos (tecidos) estéreis para a realização da cirurgia.
Pinça é um utensílio utilizado para pegar objetos sem que a mão lhes toque diretamente. É formada por duas partes presas numa extremidade, geralmente com algum tipo de mola, enquanto que as extremidades livres têm uma forma adequada ao tipo de objeto que se pretende segurar..
Pinça Kocher curva 12cm. Utilizada para hemostasia. Hastes arredondadas e muito macias, facilitando na hora do travamento e destravamento da pinça.
O material cirúrgico pode ser dividido em simples e especial. A primeira classificação se trata de equipamentos médicos básicos em todas as intervenções. Já os especiais são usados em apenas algumas cirurgias específicas.
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese. - Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão.
O objetivo do ato cirúrgico é melhorar a saúde dos pacientes. O perioperatório é o lapso de tempo que envolve o ato cirúrgico. Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.
A excisão é um procedimento realizado para remover uma lesão de pele, que pode ser benigna ou maligna. Feita com anestesia local, quando se trata lesões pequenas, normalmente é uma técnica ambulatorial. O dermatologista, ao medir a área a ser removida, inclui uma margem de segurança.