O girassol tem esse nome por acompanhar o movimento do sol, mas o motivo por trás disso sempre intrigou os cientistas. ... Os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo.
O principal produto obtido do girassol é o óleo comestível. ... A grande importância da cultura do girassol no mundo deve-se à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente.
O girassol tem sido considerado como planta produtora de óleo, mas também é importante fonte de proteínas para a alimentação animal. ... Algumas pesquisas indicam o girassol como uma importante fonte de volumosos na utilização como alimento para bovinos, na forma de silagem.
Alimento para pássaro, ração para gado, flor para ornamentação são algumas das utilidades do girassol. ... O girassol ainda é utilizado na silagem para alimentação animal e seu cultivo também pode estar associado à apicultura.
Se existe planta versátil, o girassol é uma delas. Das raízes, podemos obter os mais variados nutrientes, além da matéria orgânica deixada no solo quando a planta perece. ... Além de ser uma planta produtora de óleo, o girassol é uma importante fonte de proteínas para a alimentação animal.
Ao longo do dia, eles seguem o sol de leste a oeste, enquanto à noite eles estão voltados para o oriente. O heliotropismo dos girassóis fazem destas plantas serem potentes acumuladores de energia solar (eletromagnética), que em conjunto com seus componentes, tornam vegetais valiosos como alimento-remédio.
O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite.
O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. A noite, percorrem o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte. Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação.
Esta planta é originária do Oeste da América do Norte e pode produzir flores o ano todo, em temperaturas entre 18 e 30°C. Suas sementes são utilizadas na alimentação e para fins medicinais e seu óleo tem diversas aplicabilidades, sendo utilizado na alimentação e, inclusive, como biocombustível.
A flor do girassol tem duas partes. O centro é um disco de pequenas flores unidas de forma compacta. As florzinhas do disco são de cor marrom, amarela ou púrpura. As flores que rodeiam o disco são chamadas brácteas e têm cor amarelo-dourada.
cor amarela
Girassol (Helianthus annuus), planta anual da família das Asteraceae. O girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, gênero Heliantheae. Está situado na tribo Heliantheae, subtribo Helianthinae. É cultivada pelo seu óleo e frutos comestíveis.
Asteraceae
Helianthus annuus
Girassol (Helianthus annus). ... Explico, o Girassol é uma inflorescência. As “pétalas” amarelas na verdade não são pétalas, são lígulas que protegem toda a inflorescência da flor. No miolo é onde encontramos as centenas de flores que compõem a planta.