7 – ODÍ: Dificuldades, caminhos fechados, avisto rápido, recompensa, bem-estar futuro de forma espantosa. Responde com 7 (sete) búzios abertos.
Intensos e apaixonados, assim como sua orixá guia, os filhos de Iansã costumam se dar bem na arte da sedução. Estão sempre acompanhados e, embora sejam muito fiéis, apreciam sua liberdade no relacionamento. Mas na hora da conquista, são muito charmosos e acabam se tornando irresistíveis.
Iansã Biniká - A senhora do vento quente, ligada a Oxumare e Omolu. Iansã Olokere Olokuerê – ligada a Ogun, Odé, guerreira e caçadora. Iansã de culto Igbalé: Iansãs que se vestem de Branco. Iansã Tanan ou Furé-Igbalé, a que recebe no portal os mortos/eguns/veste branco e mariwo, ligada a Oxalá e Nanã ao bambuzal.
Foi a primeira esposa de Xangô e por ele abandonou Ogum, fascinada pelo tipo elegante e fino do deus do raio, em oposição à tradição rústica de Ogum. ... Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.
Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá. Iansã é irmã de Oxum, orixá com quem rivaliza espiritualmente em seu romance com Xangô. Iansã é irmã da orixá Obá e Oxóssi e foi também esposa do “Senhor da Guerra”, Ogum.