Por conter grandes quantidades de açúcar e gordura em sua composição, ele possui alto índice glicêmico e pode trazer malefícios à saúde quando consumido em excesso, como diabetes e aumento de colesterol, e à pele, como aumento de acne e da inflamação.
Em refrigerantes, a base de guaraná é de 1,1mg/100ml, e em xaropes é de 86,40mg/100ml. Precisamos de mais pesquisas para melhor definição, entretanto sabe-se que o guaraná apresenta maior teor de cafeína do que as sementes de café.
O risco de dependência é baixo: quando ocorre, é devido à cafeína. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior que a encontrada no café, fornecendo efeitos com duração média de seis horas.
O pó de guaraná pode ser encontrado em cápsulas ou em pó, além de estar presente em diversos suplementos termogênicos. A quantidade recomendada é de 2 a 5 g por dia, pois seu consumo excessivo pode trazer efeitos colaterais como insônia, alterações de humor e palpitações cardíacas.
Ingerir 2 cápsulas, 4 vezes ao dia. Não ingerir a noite. Não contém glúten.
Para indivíduos que desejem consumir o pó de guaraná não necessariamente associado ao exercício, indica-se a ingestão no período da manhã ou até início de tarde, longe das refeições principais, como o almoço.
Benefícios do uso do Guaraná em Cápsulas
Modo de usar do Guaraná: Tomar 1 cápsula após o café da manhã e após o almoço, ou conforme orientação de profissional habilitado.
O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido.
É recomendado ingerir de 1 a 2 colheres de café de pó de guaraná, diluída em água, leite, chá ou suco, de 2 a 3 vezes ao dia, sendo a primeira dose em jejum. Também pode ser utilizado em forma de cápsula, basta seguir a recomendação do fabricante.
500ml de água fervente e 2 colheres de folhas de catuaba, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos e beba durante o dia. O mais indicado é consumir até 3 xícaras do chá por dia, dosagens maiores podem causar efeitos colaterais indesejados.
Atua como tônico e estimulante das atividades cerebrais, melhorando a concentração e memória e diminuindo a sonolência. Modo de Preparar: 3 colheres de sopa de xarope para um copo de água ou um copo de xarope para um litro de água. Sirva gelado.
Tabela Nutricional
O extrato de guaraná é obtido por um processo especial de secagem que mantém suas substâncias ativas íntegras e concentradas, de forma a diminuir a quantidade necessária para se obter os efeitos desejados.
Ingredientes
Receita de Guaraná da Amazônia, 1127,68 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Ingredientes
Guaraná é um refrigerante feito à base de fruta do guaraná. O processamento do xarope da fruta inicia-se no Brasil em 1905 por Fara, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla.
Quando pequenos, a gente aprende a diferenciar o refresco e o refrigerante pelo “gás”: tem gás, é refrigerante....Qual a diferença entre refresco e refrigerante?
Jesus Norberto Gomes
Hoje há várias marcas de guaraná espalhadas pelo Brasil. Na Sérvia e em outros países do Leste Europeu, fabrica-se uma bebida energética à base de guaraná, comercializada com este nome, mas que, em vez do gosto doce do refrigerante, tem sabor amargo e efeito cardioacelerador.
No entanto, diferente de outras frutas e alimentos saudáveis, a forma de consumi-la ainda não é tão conhecida. Afinal, é possível ingerir a fruta pura ou utilizá-la em receitas da mesma forma que outras mais tradicionais como a maçã e a banana?