Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
Os Diversos Tipos de Conhecimento
É importante conciliarmos o conhecimento com outras virtudes essenciais para o saber humano, como a sensibilidade popular, bom senso, sabedoria, experiência de vida, ética etc. Conhecer é comunicar-se, interagir com diferentes perspectivas e modos de compreensão, inovando e modificando a realidade.
O conhecimento mítico é aquele que é conhecido através de um relato fabuloso, com alegorias. O mito antecede a ciência, que posteriormente veio a negá-lo. O mito muitas vezes conta fatos históricos, mas de uma forma diferente. O mito é sempre fantasioso, alegórico, é uma verdade instituída, que não precisa de provas.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.
02) (UEA AM/2017) Pode-se definir o pensamento mítico como elaboração simbólica do mundo. Os mitos de sociedades distintas apresentam traços recorrentes, tais como: (a) Animismo, descrença religiosa, antropocentrismo. (b) Origem erudita, verossimilhança, conteúdo trágico.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essências da realidade em que vive: a origem do mundo, funcionamento da natureza, origem do povo bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se pelo modo que essas explicações são dadas, significando um discurso imaginário ou ficcional.
Resposta. Resposta: O pensamento mítico é uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdade intuitiva que não necessita de provas , pq está muito mais ligado à magia, ao desejo e ao querer q as coisas aconteçam de um determinado modo.
A diferença entre saber mítico e filosofia se dá pelo fato dos mitos não terem comprovação racional enquanto a filosofia tem todo tipo de conhecimento racional.
O pensamento racional é aquele embasado em um método, em uma reflexão, sendo que a partir do mesmo, seja possível chegar a uma conclusão sobre algo. ... Permitindo que assim, através da razão, ele consiga sobretudo, desenvolver o pensamento crítico, chegando à uma conclusão lógica.
Significado de Mítico adjetivo Que se refere ou pertence ao mito: livro mítico. ... Próprio e particular do mito; que pode se assemelhar ao mito; fabuloso ou lendário: uma teoria mítica sobre as relações pessoais.
Explicação: Epimeteu,Jápeto,ninfa,Clímene,Atlas, Prometeu, Héspero e Menoécio.
Significado de Pensamento substantivo masculino Ato de pensar, de tomar consciência, de refletir ou meditar. Faculdade de conceber, de combinar e comparar ideias; inteligência. Ato particular da mente; o resultado deste ato; reflexão. Modo de pensar; opinião, ponto de vista.
Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. ...
Pensamento: É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos.
Os pensamentos nascem na vida mental como consequência de um anelo, uma inquietude, uma necessidade, uma aspiração, um sentimento. A faculdade de pensar é a que tem a seu cargo sua elaboração e a que depois fará nascer um pensamento que chamaremos de pensamento-propósito.
É consensual que os pensamentos são gerados pelo cérebro. Mas pode não ser tão óbvio afirmar que os seus pensamentos também criam o seu cérebro. De que maneira é que esse processo acontece na realidade? A neurociência tem vindo a comprovar pelos imensos estudos na área, que o nosso cérebro é plástico.
De acordo com o Freud, o processo de pensamento tem ligação direta com nosso sistema psíquico. ... Isso se dá por meio da energia que flui no sistema nervoso, através dos sistemas de neurônios. Dessa forma, segundo Freud, é possível distinguir um nível primário e um nível secundário, neste processamento.