Anya, para o que é indicado e para o que serve? Tratamento do câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Os benefícios do tratamento com Anya foram observados em pacientes com tumores com receptor hormonal positivo.
Se a paciente apresenta um índice de massa corporal acima de 30 ( obesidade) , tem maior benefício com letrozol do que com anastrozol. Se houver artralgia ( dor articular ) severa ou intolerância ao uso de anastrozol , pode-se trocar o tratamento para letrozol.
Pacientes que, depois de 5 anos de tratamento com tamoxifeno, recebem mais 5 anos de letrozol, têm menor número de recidivas locais, de doença metastática e de câncer na mama oposta, do que as mantidas sem tratamento depois do tamoxifeno.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são náusea, retenção de líquido, tornozelos inchados, sangramento vaginal, corrimento vaginal, erupções na pele, coceira ou descamação da pele, ondas de calor e cansaço.
A aromatase é uma enzima da família do citocromo P-450, produto do gene CYP19, que catalisa a conversão de androstenediona em estrona e de testosterona em estradiol, atuando como controladora da taxa de biossíntese de estrogênios (OLIVEIRA et al., 2006a; LEAL et al., 2010).
Esse medicamento bloqueia os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama. Isso impede o estrogênio de se unir às células cancerígenas, que faz com que elas cresçam e se dividam. Enquanto o tamoxifeno age como um antiestrogênio nas células da mama, ele age como estrogênio em outros órgãos, como útero e ossos.
Crisina é o inibidor mais potente da aromatase, comparados com outros fito-estrogenios e flavonoides, que são conhecidos por terem essa mesma propriedade (Arch Pharm Res 1999 ; junho 22 ( 3 ) :309 – 12 , J Steroid Biochem Mol Biol 1997 Apr ; 61 ( 3-6 ) :107 – 15).
O tamoxifeno funciona justamente como um bloqueador desses receptores de estrogênio nas células. De acordo com os especialistas, o medicamento é um case de sucesso. Ele é indicado como tratamento adjuvante, na pós-cirurgia e após quimioterapia e radioterapia para os quadros que necessitaram.
Como o tamoxifeno é utilizado? Existe, basicamente, duas maneiras de se utilizar o tamoxifeno. Ambas ocorrem no entre-ciclos: uma precede o uso de esteroides, e a outra é sua adoção logo após os ciclos esteroides.
Mulheres que tomam antidepressivos da classe da paroxetina em associação ao tamoxifeno -medicamento indicado para o tratamento contra o câncer de mama- têm 25% mais risco de sofrer recidiva (volta do tumor) e de morrer da doença.
Como o colega acima mencionou, como há o início da menopausa com esta medicação, as pacientes costumam ganhar um pouco de peso sim (indiretamente). Então, é essencial ter a prática de exercícios físicos diários (pelo menos uma hora), ter uma dieta saudável e ingestão de líquidos.
Citrato de Tamoxifeno Serve para evitar a ginecomastia, que é o crescimento das mamas nos homens. O tamoxifeno impede o estrógeno de se ligar aos receptores das glândulas mamárias. Ele também ajuda a restaurar a produção natural de testosterona e hormônio luteinizante (LH).