Tipos de respiração
O corpo humano realiza dois tipos de respiração: a celular e a pulmonar.
Esses animais respiram inicialmente através de brânquias e posteriormente vão transformando seu sistema respiratório, desenvolvendo pulmões no lugar das brânquias iniciais. Em conseqüência dessa mudança, todo o metabolismo desses animais se torna completamente alterado.
Sistema respiratório - A respiração nos humanos e em outros animais. A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo. A essa troca desses gases damos o nome de respiração.
Tipos de respiração dos animais
Explicação: A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.
Respiração. A pele fina e úmida dos anelídeos permite as trocas gasosas com o ambiente, o que caracteriza a respiração cutânea. Os anelídeos aquáticos realizam a respiração branquial.
As borboletas não usam orgãos respiratórios ,sua técnica é a respiração passiva que é quando se expira e inspira!
Como não transporta oxigénio, o "sangue" dos gafanhotos é verde. A respiração é levada a cabo através de traqueias, isto é, tubos cheios de ar que abrem nas superfícies do tórax e abdómen através de pares de espiráculos.
A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.
Os sapos apresentam duas fases de vida: A fase larval, em ambiente aquático, quando realizam a respiração branquial. E a fase adulta, em ambiente terrestre, quando realizam a respiração pulmonar e a respiração cutânea.
Resposta. O ar passa pela traqueia e pelos pulmões da girafa, liberando o oxigênio.
traqueal
Características dos Animais Vertebrados Já o sistema respiratório deles, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar). O corpo dos vertebrados é constituído por duas camadas de pele, que são: a derme (interna) e a epiderme (externa).
Os animais apresentam tipos de respiração, como a respiração pulmonar e a branquial. ... As brânquias, por exemplo, são encontradas em animais que necessitam retirar o oxigênio da água, enquanto as respirações cutânea, traqueal e pulmonar são observadas, geralmente, em animais terrestres.
Os anfíbios possuem três estruturas para a respiração: os pulmões, as mucosas da faringe e da boca e a pele. Os pulmões são constituídos de duas bolsas sem divisão interna. Quando ainda em fase larval, respiram por brânquias.
(UMESP) São exemplos de vertebrados pulmonados, que, na fase larvária, respiram por brânquias e, quando adultos, apresentam respiração cutânea e pulmonar: a) Sapos e lagartos.
Respiração branquial: Assim como todos os peixes, os tubarões são animais que respiram por brânquias, ou seja, utilizam essas estruturas para garantir a retirada de oxigênio da água.
1) Uma está ligada a outra, pois a respiração celular é um processo feito pela mitocôndria, com uso de oxigênio para gerar energia para as células, e esse oxigênio vem através da respiração pulmonar, que leva oxigênio para as células.
Respiração pulmonar é quando o oxigênio do ar é puxado pelas vias aéreas para os pulmões e de lá para o corpo todo, por meio da ligação do oxigênio com a hemoglobina. Respiração celular é quando esse oxigênio ligado à hemoglobina entra na célula a fim de produzir energia - na mitocôndria.
Ventilação pulmonar é o processo de movimento do ar pelas vias do sistema respiratório. A sua função é renovar o ar nas vias aéreas para que ocorra a troca gasosa. A respiração pulmonar é realizada através da inspiração e expiração. É conhecida popularmente como respiração.
A fermentação é um processo anaeróbio, enquanto a respiração celular é um processo aeróbio. A fermentação não apresenta uma cadeia de transporte de elétrons, como ocorre na respiração celular. O aceptor final de elétrons na fermentação é uma molécula orgânica, e na respiração celular, é o oxigênio.
Resposta: Uma está ligada a outra, pois a respiração celular é um processo feito pela mitocôndria, com uso de oxigênio para gerar energia para as células, e esse oxigênio vem através da respiração pulmonar, que leva oxigênio para as células.
Nas células ocorre a respiração celular, onde o oxigênio combina-se com substâncias químicas do alimento (principalmente com o açúcar, a glicose) e libera energia. Além disso, produz-se também gás carbônico e água.