De acordo com os especialistas, o rompimento ocorreu devido a deformações da estrutura da barragem. Eles apontaram ainda uma redução de resistência em determinadas áreas da estrutura devido à infiltração das chuvas fortes que haviam caído na região nos dias anteriores à tragédia.
Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.
270 pessoas
Dois moradores da região noroeste paulista sobreviveram a tragédia e contam como estão atualmente. Onze pessoas seguem desaparecidas.
Coordenadas: S W
Antes do rompimento da barragem da Vale que despejou uma avalanche de lama à sua frente, a região do Córrego do Feijão era um cenário com vegetação, morros e um reservatório de água. ... Muito pouco sobrou do local, que teve casas, roças e boa parte da mata destruídas pelos rejeitos da barragem.
Segundo os bombeiros, 11 vítimas ainda seguem desaparecidas e outros 272 corpos ou fragmentos foram encontrados durante os 421 dias ininterruptos de buscas desde a tragédia em janeiro de 2019 até o dia 21 de março deste ano.
Em Brumadinho, os problemas se repetem e a população ainda vive o luto pelas 270 vidas perdidas no dia 25 de janeiro de 2019. As buscas do Corpo de Bombeiros pelas 11 vítimas que seguem desaparecidas continuam no entorno da barragem. Ao longo de 2 anos, foram mais de 6 mil horas de trabalho, com quase 4 mil militares.
Veja as pessoas denunciadas pela tragédia em Brumadinho
Brumadinho: tragédia faz 2 anos sem barragens desativadas e com disputa jurídica.
270 pessoas
Pouco mais de cinco anos após colapso de barragem que causou maior tragédia socioambiental do Brasil, mineradora responsável, controlada pela Vale e BHP, volta a operar na cidade. Atingidos ainda aguardam reparação.
A barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e BHP Billiton, rompeu-se na tarde do dia 5 de novembro de 2015, provocando 19 mortes. Além de destruir casas, o mar de lama devastou o Rio Doce e atingiu o oceano no Espírito Santo.
Um estudo técnico contratado por um escritório de advocacia que atende a Vale confirmou que a causa do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho foi “liquefação”, que é quando um material sólido passa a comportar como fluido.
O nome "Brumadinho" deriva-se do nome do povoado que deu origem à cidade. A região do vale do Paraopeba foi ocupada por bandeirantes no fim do século XVII. Nessa época, foram fundados os povoados de São José do Paraopeba, Piedade do Paraopeba, Aranha e Brumado do Paraopeba, também conhecido como Brumado Velho.
As três sugestões de imagens acima permitem formam uma comparação entre a sequência de eventos que ocorreu no local, pois cada imagem retrata um momento vivenciado naquele lugar; No ideia de legenda para cada imagem podemos utilizar nomes de sentimentos: ... Brumadinho após a tragédia - Legenda Desespero.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Brumadinho, Aranha, Conceição do Itaguá, Piedade do Paraopeba e São José do Paraopeba.
Verificado por especialistas A causa da tragédia foi o rompimento de uma barragem pertencente à mineradora Vale. Quando a barragem se rompeu, foram liberados 11,7 milhões de rejeitos de mineração. Como consequência dessa tragédia, muitas pessoas morreram e/ou ficaram desaparecidas. Além disso, muitos animais morreram.
De acordo com os especialistas, o rompimento ocorreu devido a deformações da estrutura da barragem. Eles apontaram ainda uma redução de resistência em determinadas áreas da estrutura devido à infiltração das chuvas fortes que haviam caído na região nos dias anteriores à tragédia.