As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas (cripto = escondido; gama = gametas) isto é, apresentam estruturas produtoras de gametas pouco visíveis. Não apresentam flores, frutos nem sementes.
Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.
As pteridófitas são importantes para o meio ambiente pois esse tipo de vegetação retém bastante umidade do ar, o que ajuda na temperatura da floresta. Elas também absorvem bastante água e conseguem distribuir essa água gradualmente para o ar e para o solo.
Pteridófitas são utilizadas para alimentação em diversas partes do mundo. ... Entre as espécies de pteridófitas cujos brotos são consumidos estão Pteridium aquilinum e Matteuccia struthiopteris.
Algumas gimnospermas apresentam importância econômica como o pinheiro, explorado para extrair madeira utilizada na produção de papel, resina e verniz e o pinhão, que é a semente do pinheiro-do-paraná, comestível por mamíferos e aves.
as briófitas por absorverem muita água ,evitam a erosão do solo em locais onde crescem abundamente,assim como os líquens sao indicadores da poluíção ambiental; as briófitas podem ser utilizadas em pesquisas biológicas,farmacéuticas e para extração de essências; As briófitas podem ser cultivadas como ornamentais.
Sua importância econômica é fundamental, já que as angiospermas incluem a maioria das espécies arbóreas utilizadas pelo homem, todas as plantas hortícolas, as ervas produtoras de essências, especiarias e extratos medicinais, as flores, os cereais e uma grande quantidade de espécies das quais são obtidos numerosos ...
Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.
As gimnospermas são plantas que vivem no ambiente terrestre e são encontradas em maior quantidade em locais de clima frio ou temperado. Essas plantas possuem raiz, caule e folhas, porém, elas não apresentam flores e frutos.
Resposta. As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes. ... Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.
Outros exemplos de vegetais gimnospermas são os seguintes: araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias.
São plantas predominantemente de regiões temperadas, localizadas em grandes florestas nos Estados Unidos e Europa. No Brasil estão localizadas principalmente na mata das Araucárias no sul do país (pinheiro-do-paraná) e são muito utilizadas como plantas ornamentais em jardins de casas e em praças públicas.
Gimnos não produzem frutos porque o fruto é o resultado do desenvolvimento do "ovário", e nas gimnos não há ainda ovários, apenas nas angios...
Resposta. Basta entrar o agente polinizador, exemplo, vento, insetos como abelhas, aves...
Nas gimnospermas, encontramos estróbilos capazes de produzir pólen e estróbilos capazes de produzir óvulos. Os estróbilos, também chamados de cones, são estruturas relacionadas com a produção de esporos. Por serem plantas vasculares, as gimnospermas destacam-se pela presença de xilema e também de floema.