A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.
Segundo a especialista, a dor psicológica existe porque, uma vez que o sistema biológico se encontra 'ativo', ele se habitua em responder do mesmo jeito aos estímulos, devido ao condicionamento. "A medicação, na maior parte das vezes, auxilia para que ocorra um certo apaziguamento do sistema de resposta da dor.
Quando alguém está passando por problemas emocionais de uma situação atual ou passada que afetou sua vida até certo ponto, isso é conhecido como dor psicológica. Ao contrário da dor que uma pessoa pode incorrer de uma doença física ou trauma, a dor psicológica é uma forma de sofrimento mental.
Dicas de Inteligência Emocional para superar a dor emocional
Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.
Para o diagnóstico ser, de fato, transtorno de ansiedade, um conjunto de sintomas físicos deve ser experimentado juntamente com os sintomas psicológicos (nervosismo, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, irritabilidade e pensamentos descontrolados de caráter negativo, entre outros) e ...
Confira abaixo:
Qualquer músculo ou grupo de músculos é suscetível à ansiedade e o estresse causa tensão e dor. Uma vez que os músculos estão tensos, eles podem ter espasmos e "travar", o que pode causar ainda mais dor e imobilidade, como a comumente associada à dor crônica nas costas.
Como eliminar a ansiedade causadora de dor nas costas e tensão
Nos momentos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos que vão além das dores musculares:
Assim, seus pensamentos passam a estar mais conectados à parte emocional e rapidamente trazem à tona a ansiedade noturna. Com ela, surgem efeitos físicos como inquietação, taquicardia, suor, tremores e falta de ar. Além disso, existem sentimentos como medo, inquietação e angústia.
A ansiedade a noite pode estar relacionada ao estresse que se vive durante o dia. E a noite, normalmente, é o momento correto para poder relaxar, desligar a mente e o corpo do agito do dia, se preparando para uma noite de sono com repouso certo e bem estar para recuperação de energia.
Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.
Dicas para diminuir a ansiedade à noite:
15 dicas para controlar a ansiedade
A movimentação da musculatura que auxilia a respiração também fica limitada. Além disso, durante a noite com a queda do cortisol, taxas de respiração estão mais lentas, resultando em uma transferência menos eficaz de oxigênio na corrente sanguínea e do dióxido de carbono para fora do corpo através dos pulmões.
Ansiedade e insônia podem atrapalhar a sua rotina, tirando a concentração e a energia. Porém, com essas dicas você pode obter mais qualidade de vida.
Por isso, o ideal é enfrentar a insônia de forma natural", explica a especialista.
Tratamento para ansiedade
Insônia — 10 dicas para dormir melhor
Remédios naturais para dormir
Para conseguir você deve seguir os seguintes passos: - Expirar completamente o ar de seus pulmões; - Em seguida, fechar a boca e inalar o ar pelo nariz enquanto conta até quatro, mentalmente; - Depois, segurar a respiração por sete segundos e expirar o ar pela boca contando até oito.
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.
Muitos relaxantes musculares e analgésicos contêm cafeína na formulação. Se usados próximo do horário de sono, podem causar agitação. Ah, e vale frisar que esses medicamentos, por mais que ajudem a relaxar, não são indicados para tratar insônia.
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
Confira 13 dicas de como dormir rápido e coloque seu sono em dia: