Existem muitas maneiras de se fazer um acorde no violão, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado. Os acordes maiores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades.
A tônica ou tónica , grau tonal, base, ou fundamental na teoria musical é um dos graus da escala musical, na música tonal e no modo maior da escala diatônica representa o primeiro grau, isto é, a primeira nota da escala ou do modo, localizado antes do grau supertônica.
Tônica provém do latim tônus, que significa força. Assim, tônica em música é um som que se relaciona perante um conjunto harmônico ou melódico como centro gravitacional. Por exemplo: a escala de dó maior, tem a nota dó como tônica.
A nota tônica aqui é o C, com E sendo sua terça, e G sendo sua quinta. A nota tônica vai sempre ser a nota que nomeia o acorde, muitas vezes chamada de Nota Fundamental ou Nota Raíz.
Agora se você voltar em um semitom a terça, ou seja, em sol seria si bemol, aí você tem a terça menor, e assim se dá com qualquer nota, por exemplo em dó maior (dó-ré-mi-fá-sol-lá-si), a terça maior é o mi e a terça menor é o mi bemol e assim sucessivamente em qualquer escala. ...
Acorde semidiminuto ou meio-diminuto (ou acorde menor com sétima menor e quinta diminuta) é o acorde musical formado de um intervalo de 3. ª menor, 5. ª diminuta e 7. ... O meio-diminuto, no universo tonal de dó maior será o sétimo grau da escala, ou seja, a nota si.
Esse tipo de acorde pode atuar como acorde de passagem entre os graus IV e V. Antes de mais nada, vamos dar nomes aos bois para não ficar tão abstrato: suponha que estamos campo harmônico de Dó maior. Os graus IV e V, portanto, serão os acordes F e G.
Acorde diminuto é o acorde formado pelos graus musicais: 1, 3b, 5b, 7bb. Obs: 7bb é o mesmo que sétima diminuta. Como 5b é quinta diminuta, nesse acorde temos duas notas diminutas. Logo, não é à toa que se esse acorde se chama “acorde diminuto”, não é mesmo?!
Diminuta é o feminino de diminuto. O mesmo que: pequena, mínima, parca, reduzida, pouca, apoucada, escassa, rápida.
MONTANDO O ACORDE MEIO DIMINUTO Esse é acorde construído a partir de um intervalo de: 3ª menor, 5ª bemol e 7ª menor. O intervalo é o mesmo que uma distância. Por exemplo, de uma cidade a outra nós temos uma certa distância divida em quilômetros (km).
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
13 sinônimos de diminuto para 4 sentidos da palavra diminuto: 1 pequeno, reduzido, minguado.
Resumidamente, Intervalo é a “distância” entre duas notas musicais. Essa distância é medida em tons e semitons. Por exemplo: Entre a nota Dó e a nota Mi, existe um intervalo de 2 tons. ... E uma terça é um intervalo de dois tons.
Rapidez diz respeito a qualquer variação no tempo, independentemente do ponto de partida e chegada. Já velocidade relaciona a distância percorrida, o tempo gasto, a direção e o sentido do movimento. Por isso, pode até chegar a zero. "Um carro de Fórmula 1 é capaz de percorrer todo um circuito com grande rapidez.
Através de sua variação, isto é, da diferença entre o tempo final e inicial, o que é representado pela letra delta (Δ) antes da grandeza. Ex: Um móvel passa a deslocar-se após 4 segundos e para quando o relógio marcar 10 segundos.