Veja abaixo algumas doenças mais comuns dos ossos e como se prevenir.
Como exemplos de doenças que afetam o sistema locomotor, podemos citar a fibromialgia, a osteomielite e a artrose. O sistema locomotor engloba o sistema muscular e o sistema esquelético e possui como função principal a movimentação do corpo e oferecer suporte ao corpo.
A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas. A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos.
Uma pessoa em cada dois milhões. Jeannie sofre de fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), doença genética extremamente rara, que afeta uma pessoa em cada dois milhões. "Nossos ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios.
O crescimento dos ossos das crianças depende de placas de crescimento situadas perto do final de todos os ossos longos do corpo. Essas placas consistem em células cartilaginosas chamadas condrócitos, que suportam a formação de novo tecido ósseo.
Efeitos da doença. A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (conhecido por FOP; termo médico: Fibrodysplasia Ossificans Progressiva) é uma doença genética rara que causa a formação de ossos no interior dos músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conectivos.
O raquitismo é uma doença caracterizada pela deficiência na mineralização da cartilagem de crescimento. Essa doença manifesta-se na criança no retardo de seu crescimento, além de algumas deformações no seu esqueleto.