Nos locais em que não há estações de tratamento, a água é obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços. Se isso não for possível, a água que se bebe, bem como a que é usada para lavar pratos e talheres, deve ser filtrada e tratada. ...
Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração ? Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.
Conheça as etapas do tratamento de água
A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
Este processo envolve as seguintes etapas:
Como a água chega nas casas? A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. ... Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade.
O processo de “transformação” da água bruta em água potável é concluído em pouco menos de duas horas, após o produto coletado passar por todas as etapas de tratamento e ficar no ponto certo de distribuição. ... Sendo que o tratamento se divide em vários processos como a coagulação, decantação ou flotação.
É absorvida pela vegetação e, por evaporação e transpiração das plantas, volta para a atmosfera. Mais chuvas acontecem e são formadas as nascentes, rios e lagos. Desses mananciais captamos a água que vai passar por estações de tratamento e chegar limpa às nossas casas.
A água tem sua jornada dentro do corpo humano. Esse caminho começa no momento em que nosso cérebro avisa que precisa de água, quando sentimos sede, e vai desde a ingestão, a partir da boca, até chegar ao intestino delgado, passando pelo esôfago e o estômago.
A água que chega às nossas casas começa por ser captada em meio hídrico – pode ser captada à superfície, em rios e albufeiras, ou no subsolo em lençóis de água, através de furos ou poços. O próximo passo é levar a água para as Estações de Tratamento de Água ( ETA) onde ela é tornada adequada para consumo.
13 maneiras de economizar água e reduzir o seu consumo (e sua conta)
Te damos algumas dicas:
Para economizar água na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e das panelas. Molhe tudo de uma vez e feche a torneira enquanto os ensaboa. Abra a torneira só para enxaguá-los. Acredite, o consumo de água cai de 117 litros para 20 litros!
Os exemplos são vários, tais como escovar os dentes com a torneira aberta, usar muita água para lavar calçadas e veículos, deixar a torneira pingando, não conter vazamentos em casas e prédios, tomar banhos demorados, etc.
Consumo Doméstico – A água é usada em inúmeras atividades cotidianas e na higiene pessoal. Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede. Indústria – As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas.
Quando não tomamos água na quantidade adequada, as vistas e as funções cognitivas ficam seriamente prejudicadas. O cérebro, que tem cerca de 90% de seu volume composto por água, fica menos irrigado e prejudica atividades de concentração, leitura e raciocínio.
Dicas de uso racional da água
Como não é possível controlar o clima, fazendo chover mais, é muito importante haver um consumo racional de água, pois se os reservatórios chegarem a níveis críticos e não houver expectativa de chuva, só restará adotar o racionamento, liberando água apenas alguns dias na semana para a população.
1) Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras. Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. ... Esta água vai parar em oceanos, rios e lagos; logo vai evaporar novamente formando um ciclo d'água.
A água denominada de virtual é aquela que foi utilizada na elaboração dos produtos que utilizamos nas atividades da nossa vida. Ao consumir uma xícara de café, estamos usando 140 litros de água para plantar, produzir, empacotar e despachar o café, além da quantidade usada na mistura da sua produção final.
A água virtual é a quantidade de água utilizada na produção dos diversos produtos que consumimos diariamente. Não significa que determinado produto possui um reservatório com essa água armazenada dentro dele e sim que essa água precisar ser gasta na produção daquele produto.
Os cálculos e dados relacionados à água virtual são importantes, pois através deles é possível verificar o impacto ambiental em termos hídricos (pegada hídrica), custos de fabricação de bens e serviços e formas de reduzir o consumo de água nos processos produtivos.
Conceitos básicos. A água é um mineral presente em toda a Natureza, nos estados sólido, líquido e gasoso. É um recurso natural peculiar, pois se renova pelos processos físicos do ciclo hidrológico em que a Terra se comporta como um gigantesco destilador, pela ação do calor do Sol e das forças da gravidade.
Você já ouviu falar em água invisível ou água virtual? Esse termo significa toda a quantidade de água que foi utilizada durante o processo de produção para um produto ficar pronto. Por exemplo, toda a água que gastamos para irrigar a plantação de soja que exportamos no Brasil.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.
Características da água