Os nossos estudos de bebés com um a seis meses, amamentados exclusivamente, mostram que tipicamente mamam entre 4 a 13 vezes por dia, entre 12 minutos e cerca de 1 hora em cada sessão de alimentação.
Para começar a se preparar para essa fase do bebê, veja nossas dicas de receitas de papinhas salgadas e nutritivas para seu filho.
Como começar
Se a criança não aceitar bem a novidade, complemente a refeição com o leite materno. Entre os grupos de alimentos que podem ser cozidos e amassados, estão as principais categorias: cereais ou tubérculos, leguminosas, carne (vaca e frango) e hortaliças (verduras e legumes).
Algumas receitas de sucos para bebês
Entre 9 e 18 meses começa, geralmente, o processo de introdução da alimentação mais sólida, chamada também de alimentação da família.
Para o bebê, do sexto ao oitavo mês, o arroz precisa ser bem macio, uma papa. A partir do nono mês, o bebê passa a comer o arroz soltinho, exatamente como o dos pais. Isso significa que, nesses dois primeiros meses, temos duas boas alternativas. Preparar uma panela de papa, com mais água e mais tempo de cozimento.
“Antes dos seis meses, os alimentos devem ser oferecidos de forma líquida ou pastosa, depois disso o aumento da consistência deve respeitar o desenvolvimento da criança”, indica a pediatra e nutróloga Denise Lellis, coordenadora do Ambulatório de Obesidade Infantil do Hospital Universitário da USP.
Mas se sobrou do almoço, por exemplo você pode tranqüilamente deixar na geladeira por até 24 horas e oferecer no jantar, ou no almoço do dia seguinte. Mais do que isso para um bebê, não é adequado. Caso a quantidade preparada seja grande, congele em pequenas porções, o suficiente para um próximo consumo do bebê.
Se eles estiverem cozidos ou mexidos, cuidados! Eles são um ótimo exemplo de alimentos requentado que são um veneno para a saúde, especialmente se não forem aquecidos corretamente.
O prazo máximo de consumo de alimentos preparados para os bebês armazenados na geladeira é de 2 dias, sendo aconselhável consumir o alimento em até 24 horas. Já os congelados podem ficar armazenados por até 30 dias no freezer ou até 10 dias no congelador (presente em geladeiras de uma porta só).
As sopas devem ser dadas ao bebê preferencialmente ao almoço e devem ser feitas com 2 a 3 alimentos, como batata ou arroz, cenoura e abóbora, podendo ser incluído outro legume após 3 a 6 dias.
As frutas oleaginosas como amendoim, castanhas e nozes são alimentos alergênicos, o que significa que têm alto risco de fazer com que o bebê desenvolva alergia e tenha problemas sérios, como dificuldade para respirar e inchaço da boca e da língua.
Numa panela refogue a cebola e a abóbora picadas com o azeite. Mexa um pouco, coloque a batata picada e acrescente água até cobrir tudo. Desligue o fogo, amasse os legumes com um garfo e espere esfriar. Sirva em seguida!
Quando: a partir de 6 meses o bebê já pode ingerir o alimento em papinhas e sopas. Risco de obesidade: 100g de macarrão têm 11 calorias.
Criança pode comer massa, macarrão, nhoque, lasanha, canelone, rondele, panqueca e etc.
A partir dos 8 meses, algumas preparações da casa como o arroz, feijão, cozidos de carne ou legumes podem ser oferecidos à criança, desde que amassados ou desfiados e que não tenham sido preparados com condimentos (temperos) picantes.
Cozinhe o macarrão na água, reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente a carne moída, refogue. Quando a carne estiver totalmente cozida, acrescente o feijão e a vagem batidos, refogue mais um pouquinho e tire do fogo.
A salada não deve ser oferecida antes da refeição principal, por conter grande quantidade de fibras e exigir uma mastigação mais intensa – seu filho poderá ter a sensação de já estar de barriguinha cheia e não comer outros alimentos que precisam ser também consumidos, como os carboidratos e proteínas.
Por volta dos 8 meses, experimente oferecer alimentos macios, como batata e macarrão, aos pedaços. As carnes podem ser moídas, picadas ou desfiadas. Com cerca de um ano, a maioria das crianças consegue comer alimentos picados sem grande problema.
De modo geral adicione 3 xícaras de água para cada 1 xícara de feijão (medido com os grãos secos) e cozinhe por 10 minutos, contados depois que a panela começar a chiar. Feijão Fradinho cozinha em menos tempo – 5 minutos. Feijão Preto é mais duro, por isso deixe cozinhar por 15 minutos.
Até os 6 meses de idade, o bebê só precisa do leite materno. A partir do sétimo mês, já é possível introduzir alguns alimentos salgados como as papinhas na alimentação. As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados.
Caldinho de feijão Em um refratário, coloque o feijão e cubra-o água. Reserve por 1 hora e escorra a água. Em uma panela de pressão acrescente o feijão, as folhas de louro e a água. Cozinhe por 20 minutos contando a partir do início da pressão.
1. Inclua o caldo de feijão nas papinhas salgadas para bebês entre 6 e 7 meses. Dos 6 aos 12 meses, o feijão deve ser amassado e a casca, retirada.
Na alimentação do bebê pode-se adicionar aos 9 meses peixe, aos 10 meses arroz e massa, aos 11 meses leguminosas como feijão ou ervilha, por exemplo e a partir dos 12 meses pode oferecer-se ao bebê clara de ovo.